Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Dois mortos e dois feridos em colisão no IP6

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A colisão frontal entre dois camiões e uma carrinha fez na passada sexta-feira dois mortos, um ferido grave e um ferido ligeiro, no IP6, ao quilómetro 7,5, entre Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, em Peniche. As vítimas são funcionários de duas empresas do ramo elétrico e de fabrico de produtos feitos de papel.
Carrinha cujos ocupantes morreram

Segundo a GNR, o acidente foi originado pelo choque entre os dois pesados de mercadorias das empresas Canas, da Figueira da Foz, e Renova, de Torres Novas, acabando por envolver outra viatura ligeira de mercadorias da Canas, onde seguiam os dois ocupantes, David Santos, de 29 anos, residente no Paínho (Cadaval), e José Lourenço, de 62 anos, residente em Alfeizerão, que não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O colega da mesma empresa que ia no camião, de 40 anos, ficou ligeiramente ferido, enquanto que o motorista do outro pesado de mercadorias, de 49 anos, apresentava ferimentos graves.

Após o alerta, dado pelas 14h47, foi rapidamente mobilizado um grande contingente de efetivos para a prestação de socorro, com equipas médicas do Centro Hospitalar do Oeste, bombeiros das corporações de Peniche e Óbidos, e um helicóptero do INEM, que pousou no IP6 para levar o ferido grave para o hospital de Santa Maria, em Lisboa. O ferido ligeiro foi conduzido ao hospital das Caldas da Rainha e os mortos foram transportados para o Instituto de Medicina Legal do Oeste, em Torres Vedras, para a realização das autópsias.

O trânsito esteve interrompido durante cinco horas e meia para a remoção das viaturas e limpeza dos destroços da via, tendo a circulação rodoviária sido desviada para a EN114.

O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito da GNR de Leiria recolheu vestígios e fez peritagens para determinar as causas deste choque mortal.

Um vídeo gravado pela câmara de um carro que circulava atrás de um dos camiões permite observar o momento em que o pesado de mercadorias sai da sua faixa de rodagem e choca com o outro camião, atingindo a carrinha que seguia na traseira. Vê-se também um autocarro de passageiros a efetuar uma manobra que evitou que fosse igualmente envolvido no acidente.

Também quem escapou foi outro carro, cujo condutor, António de Sousa, da Serra d’El Rei, afirmou que “escapei por uma fração de segundos”.

“Devia ter acontecido qualquer coisa ao motorista [do camião da Renova]. Ele apareceu em sentido contrário, eu apitei bastante mas não houve resposta, por isso eu meti-me na berma e pensei que me tinha batido de lado. Felizmente eu e a minha esposa ficámos bem”, relatou.

Os utilizadores do IP6 e população envolvente não têm memória de sinistros com esta gravidade no troço entre Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei. O sargento-ajudante Barreiro Navalho, do destacamento de trânsito da GNR de Leiria, confirma que “não há registo de acidentes com esta dimensão e violência” naquele local, uma reta com boa visibilidade.

O embate foi de tal forma violento que as vítimas mortais ficaram presas na carrinha em que seguiam e tiveram de ser desencarceradas. Colegas ajudaram na remoção das ferramentas que iam no interior e mostraram-se desolados com a tragédia ocorrida. Veículos especiais de pronto socorro foram mobilizados para retirar os camiões.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.