Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Bombarral assinalou Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), através do Departamento de Educação Especial e da aluna Sara Ascensão, e o Município do Bombarral assinalaram a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

As atividades comemorativas desta efeméride iniciaram-se com uma palestra, que contou com a intervenção da psicóloga Ana Oliveira, o testemunho de Liliana Gonçalves, mãe de uma criança autista, e uma apresentação de Sara Ascensão.

Uma turma do 2º ano do Centro Escolar do Bombarral deslocou-se até à Câmara Municipal para distribuir folhetos informativos, nos quais é explicado o que é o autismo, como é diagnosticado e como se trata.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibe um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis.

Nas formas menos graves de autismo, as crianças falam e exibem capacidades intelectuais embora apresentem perturbações sociais e comportamentais.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro.

Com maior frequência, têm vindo a registar-se casos de autismo em crianças portadoras de algumas síndromes genéticas.

No passado, o tratamento destas crianças passava pela sua institucionalização. Na atualidade, as crianças com autismo podem crescer, aprender e desenvolver-se, mesmo que o façam a um ritmo diferente do das outras crianças.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.

Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e sensibilizar a população para esta temática, durante o mês de abril o edifício da Câmara Municipal do Bombarral está pintado de azul, associando-se assim à ação “Light It Up Blue” (Iluminar de Azul), promovida por um movimento mundial que consiste na iluminação do maior número possível de edifícios públicos com a cor azul.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial