Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

Bombarral assinalou Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), através do Departamento de Educação Especial e da aluna Sara Ascensão, e o Município do Bombarral assinalaram a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

As atividades comemorativas desta efeméride iniciaram-se com uma palestra, que contou com a intervenção da psicóloga Ana Oliveira, o testemunho de Liliana Gonçalves, mãe de uma criança autista, e uma apresentação de Sara Ascensão.

Uma turma do 2º ano do Centro Escolar do Bombarral deslocou-se até à Câmara Municipal para distribuir folhetos informativos, nos quais é explicado o que é o autismo, como é diagnosticado e como se trata.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibe um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis.

Nas formas menos graves de autismo, as crianças falam e exibem capacidades intelectuais embora apresentem perturbações sociais e comportamentais.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro.

Com maior frequência, têm vindo a registar-se casos de autismo em crianças portadoras de algumas síndromes genéticas.

No passado, o tratamento destas crianças passava pela sua institucionalização. Na atualidade, as crianças com autismo podem crescer, aprender e desenvolver-se, mesmo que o façam a um ritmo diferente do das outras crianças.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.

Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e sensibilizar a população para esta temática, durante o mês de abril o edifício da Câmara Municipal do Bombarral está pintado de azul, associando-se assim à ação “Light It Up Blue” (Iluminar de Azul), promovida por um movimento mundial que consiste na iluminação do maior número possível de edifícios públicos com a cor azul.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa