Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Bombarral assinalou Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), através do Departamento de Educação Especial e da aluna Sara Ascensão, e o Município do Bombarral assinalaram a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

As atividades comemorativas desta efeméride iniciaram-se com uma palestra, que contou com a intervenção da psicóloga Ana Oliveira, o testemunho de Liliana Gonçalves, mãe de uma criança autista, e uma apresentação de Sara Ascensão.

Uma turma do 2º ano do Centro Escolar do Bombarral deslocou-se até à Câmara Municipal para distribuir folhetos informativos, nos quais é explicado o que é o autismo, como é diagnosticado e como se trata.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibe um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis.

Nas formas menos graves de autismo, as crianças falam e exibem capacidades intelectuais embora apresentem perturbações sociais e comportamentais.

Não existe uma causa específica, mas admite-se que o autismo resulte de anomalias na estrutura ou na função do cérebro.

Com maior frequência, têm vindo a registar-se casos de autismo em crianças portadoras de algumas síndromes genéticas.

No passado, o tratamento destas crianças passava pela sua institucionalização. Na atualidade, as crianças com autismo podem crescer, aprender e desenvolver-se, mesmo que o façam a um ritmo diferente do das outras crianças.

Embora não exista cura para o autismo, existem tratamentos e medidas educativas que permitem lidar melhor com esta situação, reduzindo os comportamentos mais perturbadores e oferecendo maior autonomia.

Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e sensibilizar a população para esta temática, durante o mês de abril o edifício da Câmara Municipal do Bombarral está pintado de azul, associando-se assim à ação “Light It Up Blue” (Iluminar de Azul), promovida por um movimento mundial que consiste na iluminação do maior número possível de edifícios públicos com a cor azul.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto