Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
Grupo B, escalão Sub18

Caldas RC campeão nacional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um momento histórico para o Caldas RC, no seu vigésimo primeiro ano de existência. Pela primeira vez, os pelicanos conquistaram um troféu nacional num escalão júnior. A “escola” de rugby pelicana, de que o diretor técnico Patrício Lamboglia é a grande referência, viu reconhecida a sua excelência, no mesmo dia em que um outro “produto”, Tommy Lamboglia, se sagrava bicampeão europeu, em representação da seleção nacional Sub20.
Festa final com a celebração da conquista

A final do Grupo B punha frente a frente duas equipas com percursos e passados diferentes. O Guimarães vinha de conquistar o lugar após uma vitória épica na última jornada, o Caldas já tinha conquistado, com grande vantagem, esse direito há algum tempo. A partida teve lugar na Moita Anadia, disponibilidade do MRC Bairrada.

Começaram melhor os pelicanos, que logo aos dois minutos chegaram ao ensaio, pelo talonador Rodrigo Santos a concluir jogada de entendimento. Afonso Pecegueiro não falhou a transformação.

Manteve a pressão o Guimarães e, aos 15 minutos, a recompensa através de um ensaio, bem transformado. Resultado igualado, 7-7.

Aos 28 minutos, o capitão Rodrigo “Pulga” Henriques concretizou uma jogada coletiva. Afonso Pecegueiro não falhou a transformação e colocou o resultado em 14-7.

Aos 37 minutos o Guimarães dispôs de uma penalidade aos postes, bem transformada, reduzindo o marcador para 14-10.

Respondeu, de imediato, o Caldas, e, aos 39 minutos, Afonso Pecegueiro não falhou a tentativa aos postes, repondo a diferença no marcador, 17-10.

A partida entrou numa fase eletrizante, de parada e resposta. Aos 41 minutos, a finalizar uma grande jogada à mão, sem adequada resposta na placagem, o Guimarães chegou ao toque de meta, entre os postes. Transformação fácil e o resultado empatado, 17-17, com que se chegou ao final. Foi necessário recorrer a pontapés de penalidade da linha de 22 metros, em frente aos postes. A concentração, capacidade técnica e, enfim, a sorte, ditariam o campeão nacional.

Iniciou a série dos primeiros cinco pontapés (3 pontos por concretização) o Guimarães. O resultado evolui, com ambas as equipas a falharem uma conversão: Caldas RC – 29 vs Guimarães RUFC – 29

Com o marcador teimosamente empatado seguia-se uma fase de “morte súbita”, um pontapé para cada lado.

O pontapé vimaranense falhou os postes mas do lado do Caldas RC houve transformação de Gui Colmonero, colocando o resultado em Caldas RC – 32 vs Guimarães RUFC – 29. A festa explodiu.

Alinharam pelo Caldas RC: Afonso Montargil, Afonso Oliveira, Afonso Pessegueiro (2T, 1P), Álvaro Jasmins, António Maltez, Carlos Prieto, Francisco Oliveira, Gonçalo Cordeiro, Guilherme Colmonero, João Pedro Lamy, João Salvador, José Contreras, Rafael Marcos, Rodrigo Henriques (Cap.) (1E), Ricardo Correia, Ricardo Lopes, Rodrigo Ribeiro, Rodrigo Santos (1E), Ruben Santos, Salvador Palhoto, Tomás Santos; Treinador: Patrício Lamboglia; Diretores de Equipa: António Maltez e António Ferreira Marques; Fisioterapeuta: Érica Balseiro/Physioclem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rampa Foz do Arelho

Com uma valiosa lista de inscritos, composta por 55 concorrentes a competirem pela classificação nas categorias desportivos, clássicos e protótipos, e no cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no passado domingo realizou-se uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integram o calendário da Series by NDML 2024, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rota1

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.