Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Dia Nacional do Combatente com presença de núcleo caldense

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes participou na cerimónia do Dia Nacional do Combatente, que se realizou no dia 6 de abril, no Mosteiro da Batalha, com um significativo efetivo, 48 participantes, constituindo-se como um dos núcleos com o maior número de presenças.
A cerimónia decorreu no Mosteiro da Batalha

Na cerimónia estiveram diversas entidades, entre as quais, se destacam, o ministro da Defesa Nacional, João Cravinho, o presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, e cerca de cem Núcleos da Liga dos Combatentes de norte a sul do país, que se fizeram representar juntamente com os seus associados, familiares e convidados.

A cerimónia iniciou-se com uma missa de sufrágio pelos combatentes falecidos, na Igreja do Mosteiro da Batalha. Seguiu-se a prestação de honras militares às altas entidades com disparo de salvas de várias peças de artilharia presente no local, alocuções e desfile das forças em parada.

“Há antigos combatentes que não são professores, não são enfermeiros e não são juízes e que merecem o apoio económico e social efetivo no processo de envelhecimento, com adequado apoio hospitalar, nomeadamente do hospital das Forças Armadas. Há antigos combatentes que têm pensões de pobreza”, revelou o presidente da Liga dos Combatentes, tenente-general Chito Rodrigues.

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, defendeu que “o Estado tem obrigação de lhes dar [aos ex-combatentes] apoio e às suas famílias nas dificuldades físicas e mentais que advêm da experiência da guerra, e tem responsabilidade de o fazer ao longo de toda a sua vida”.

A cerimónia terminou na sala do Capítulo com uma deposição de flores no túmulo do soldado desconhecido e honras militares aos mortos caídos em defesa da pátria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas