Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
Dia Aberto na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Trezentos alunos da região ficaram a conhecer oferta formativa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Trezentos alunos de diversas escolas da região participaram no Open Day (Dia Aberto) realizado na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, no dia 28 de março, numa oportunidade para conhecerem as atividades e cursos disponíveis neste estabelecimento de ensino.
Apresentação geral da escola

A visita pela EHTO começava por uma simulação de viagem de avião, em que os passageiros (alunos e professores visitantes) passavam pela alfândega para embarcarem, com o controlo de objetos transportados.

Numa sala simulavam-se os momentos antes da partida, com hospedeiras a informarem os procedimentos habituais aos passageiros e o comandante a desejar as boas-vindas.

A viagem poderia ser até aos Açores, até porque a primeira sala de demonstração de atividades de cozinha era sobre gastronomia açoriana, onde o aluno Joaquim Mendonça, natural do arquipélago, dava a provar algumas iguarias.

Na fictícia Praça da Fruta, havia oportunidade de contatar com alguns dos produtos utilizados pelos alunos nas suas confeções, passando-se para a cozinha indiana. Ali, o aluno Henrique Vitorino, que estagiou um mês na Índia, acompanhado de Mariana Caetano e Carolina Loureiro, davam a provar um menu bastante diversificado, que incluía salada fria de cenoura com leite, açúcar e açafrão (Gajar ka halwa), borrego estufado (Mutton Rogan Josh), caril de camarão (Prawn curry), panqueca com coco (Allebelle), pão Nann com alho e queijo (Naan cheese garlic bread) ou chá de especiarias (Masala chai), entre outros pratos.

Seguia-se a demonstração de cozinha mexicana, no anfiteatro técnico, com Duarte Agostinho, Bruno Nascimento, Diogo Pereira e João Silva. Demonstrações de cozinha e pastelaria completavam o percurso e a fechar, a padaria, com o chefe Ramiro Ferreira, para destacar a continuação de uma das apostas da EHTO, a padaria avançada.

A próxima oferta letiva terá pela primeira vez um curso de escanção, em outubro, de 300 horas. É um curso de especialização técnica. Será também desenvolvido o novo curso de nível V (para quem tem o 12º ano), relacionado com gestão e produção de cozinha.

Com a mesma certificação há os cursos de especialização tecnológica de gestão e produção de pastelaria e de gestão de turismo.

Para quem tem o 9º ano existem os cursos de técnicas de cozinha e pastelaria, de técnicas de serviço de restauração e bebidas, e de operações turísticas e hoteleiras.

Para além disso há formação contínua para profissionais no ativo e desempregados.

A EHTO para além das instalações nas Caldas da Rainha tem um pólo em Óbidos.

Segundo Daniel Pinto, diretor da EHTO, procurou-se “mostrar a escola, com áreas técnicas, workshops práticos de cozinha, bar, pastelaria, padaria e turismo”. Os estudantes dos outros estabelecimentos de ensino tiveram oportunidade, por exemplo, de fazer uma omeleta ou uma tortilha.

Estiveram presentes doze alunos do 9º e 12º ano da Escola Josefa D’Óbidos, 82 alunos do 8º e 9º ano da EBI de Santo Onofre, 16 alunos do 9º ano do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, 100 alunos do 10º e 12º ano da Escola Técnica Empresarial do Oeste, 18 alunos do 9º ano do polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – Escola de Hotelaria de Colares, 40 alunos do 9º ano da EBI Marinhas do Sal (Rio Maior) e 25 alunos do 12º ano da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1