Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Festival Ofélia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A equipa formada pelos alunos do 2º ano da licenciatura em Teatro, Andreia Martins, David dos Santos, Inês Monteiro e Milene Fialho, organiza a 9ª edição do Festival Ofélia, de teatro e artes performativas que terá lugar na ESAD.CR entre os dias 8 e 11 de abril.

À semelhança das anteriores edições, vai centrar-se na apresentação dos espectáculos, exercícios teatrais e criações desenvolvidas por estudantes de teatro, das mais diversas escolas do norte ao sul do país. Conta ainda com um workshop e um meeting entre os participantes que pretende ser um espaço/tempo de partilha de preocupações, anseios e planos para o futuro.

Na edição passada, Ofélia, musa e ex-libris do Festival, “morreu e ressuscitou”. Nesta edição, Ofélia sofre uma metamorfose, torna-se um ser andrógeno, passa por uma nova jornada, caminha rumo a um novo futuro. Metamorfose, Jornada, Futuro: são estas as palavras que têm guiado e inspirado a preparação de mais uma edição deste evento.

A programação contará com apresentações dos alunos de 1º e 2º anos do curso de Teatro da ESAD.CR. Contará também com as apresentações de alunos das licenciaturas em Teatro da Universidade do Minho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC), da Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL) e da Universidade de Évora. Este ano contará também com a apresentação de alunos da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra (ART’J).

Para o último dia do Festival, a organização convidou Margarida Gonçalves para orientar um workshop de técnica de clown. Esta formadora, especialista nesta técnica propõe-se abordar “o clown como ferramenta para o jogo do actor, como forma de despertar um novo vocabulário físico, e explorar um ponto de vista muito particular sobre o mundo, subvertendo-o, adquirindo uma visão poética, risível, ingénua, idiota, e sem nunca ter

medo do ridículo”.

Como forma de expandir o âmbito deste evento, na semana anterior, um conjunto de iniciativas terão lugar na cidade de Caldas da Rainha e integrarão o Pré-Ofélia. Neste contexto, um grupo de alunos do 1º ano da Licenciatura em Teatro da ESAD.CR propõe-se colaborar na ‘Semana Raúl Proença’, do Agrupamento de Escolas Raúl Proença, com duas sessões de animação teatral.

A primeira terá por título “Nunca Mais Silêncio”. Os alunos Filipe Correia e Ricardo Jerónimo vão dinamizar uma sessão prática de sensibilização teatral, dirigida a alunos de 3º ciclo, visando experimentar e reflectir sobre o que pode ser o Teatro. Esta sessão terá lugar no espaço da Biblioteca da Escola Raúl Proença, no dia 3 de abril e terá início às 10h10.

Na segunda sessão, “À Descoberta do Teatro”, as alunas Alexandra Pinheiro, Filipa Garradas, Jessy Olivo, Maria Botas, Sónia Guerra e Teresa Ferreira, vão orientar uma sessão de animação teatral com duas turmas do 1º ciclo, com o objetivo de criar um momento de magia, de divertimento e de sensibilização e aproximação à criatividade teatral. Esta sessão terá lugar na EBI Santo Onofre, no dia 4 de abril. A 1ª sessão terá início às 9h00 e a 2ª às 13h30.

Ainda no âmbito do Pré-Ofélia, os alunos Carolina Santos e Francisco Salgueira vão promover um “Poetry Slam” que será aberto ao público, com um estilo um pouco mais underground, de partilha de rimas, que acontecerá no Bar Déjà-Vu, no dia 3, a partir das 23h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas