Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Cutelarias de Santa Catarina e Benedita apresentam desafios do setor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duas das principais empresas do setor das cutelarias, a Ivo Cutelarias (Santa Catarina) e a Icel (Benedita), deram-se a conhecer, no passado dia 15, a representantes de diversas entidades, nomeadamente, as Câmaras Municipais de Alcobaça e das Caldas da Rainha, as juntas de freguesia de Benedita e Santa Catarina, o Instituto Politécnico de Leiria (presidente e diretores das cinco escolas do instituto), o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, os diretores dos centros de investigação Sete Mares, o CDRSP - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto e a Airo - Associação Empresarial da Região Oeste. A visita culminou numa reunião de trabalho na sede da Junta de Freguesia da Benedita.
Visita à Ivo Cutelarias

O cluster da cutelaria da Benedita e Santa Catarina é o quinto maior do setor a nível europeu. Com índices de exportação a rondar os 80%, a cutelaria é um dos setores mais importantes dos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha, que procura agora unir esforços e parcerias para uma valorização em termos de perceção pública do setor e um crescimento sustentado por forma a criar mais postos de trabalho. De acordo com dados da AIRO, o cluster regional da cutelaria representa 600 postos diretos e 400 indiretos.

Afirmar o seu posicionamento como principal cluster de cutelarias a nível nacional é o grande objetivo das oito empresas da região que em maio de 2018 se juntaram para criar a marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita”. No âmbito desta associação empresarial informal, as cutelarias pretendem agora desenvolver e cimentar parcerias com entidades oficiais e centros de formação e de investigação com vista a partilhar dificuldades e promover objetivos e potencialidades.

As próximas iniciativas irão passar pelo desenvolvimento de novos produtos em colaboração com a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e a realização de uma bienal do setor na região que irá contar com a presença de empresas internacionais.

A marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita” reúne três empresas da Benedita – Jero, Sicoeste e Icel – e cinco empresas de Santa Catarina – Ivo Cutelarias, Nicul, Curel, Socutel e Lombo do Ferreiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga