Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Cutelarias de Santa Catarina e Benedita apresentam desafios do setor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duas das principais empresas do setor das cutelarias, a Ivo Cutelarias (Santa Catarina) e a Icel (Benedita), deram-se a conhecer, no passado dia 15, a representantes de diversas entidades, nomeadamente, as Câmaras Municipais de Alcobaça e das Caldas da Rainha, as juntas de freguesia de Benedita e Santa Catarina, o Instituto Politécnico de Leiria (presidente e diretores das cinco escolas do instituto), o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Cenfim - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, os diretores dos centros de investigação Sete Mares, o CDRSP - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto e a Airo - Associação Empresarial da Região Oeste. A visita culminou numa reunião de trabalho na sede da Junta de Freguesia da Benedita.
Visita à Ivo Cutelarias

O cluster da cutelaria da Benedita e Santa Catarina é o quinto maior do setor a nível europeu. Com índices de exportação a rondar os 80%, a cutelaria é um dos setores mais importantes dos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha, que procura agora unir esforços e parcerias para uma valorização em termos de perceção pública do setor e um crescimento sustentado por forma a criar mais postos de trabalho. De acordo com dados da AIRO, o cluster regional da cutelaria representa 600 postos diretos e 400 indiretos.

Afirmar o seu posicionamento como principal cluster de cutelarias a nível nacional é o grande objetivo das oito empresas da região que em maio de 2018 se juntaram para criar a marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita”. No âmbito desta associação empresarial informal, as cutelarias pretendem agora desenvolver e cimentar parcerias com entidades oficiais e centros de formação e de investigação com vista a partilhar dificuldades e promover objetivos e potencialidades.

As próximas iniciativas irão passar pelo desenvolvimento de novos produtos em colaboração com a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e a realização de uma bienal do setor na região que irá contar com a presença de empresas internacionais.

A marca “Cutelarias de Santa Catarina e Benedita” reúne três empresas da Benedita – Jero, Sicoeste e Icel – e cinco empresas de Santa Catarina – Ivo Cutelarias, Nicul, Curel, Socutel e Lombo do Ferreiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0