Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
13° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Caldas da Rainha recebe mais migrantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Chegaram na semana passada a Portugal dez migrantes que, no final de setembro, foram resgatados pelo navio humanitário Aquarius II, que atracou em Malta. Seis adultos e quatro crianças, provenientes do Paquistão – 2, Líbia – 7 e Argélia – 1, foram entrevistados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no início de outubro e foram agora acolhidos em território nacional pela Cruz Vermelha Portuguesa, em Chaves e Caldas da Rainha, e pela Associação Peaceful Parallel, em Coimbra.

A chegada de mais este grupo de migrantes resulta do compromisso de solidariedade e de cooperação europeia assumido por Portugal em matéria de migrações. Perante a situação de emergência dos migrantes resgatados pelo Aquarius, o Governo português manifestou de imediato a disponibilidade para participar solidariamente no processo de acolhimento.

Portugal continua a defender uma solução europeia integrada para responder ao desafio dos fluxos de migrantes que procuram chegar à Europa através do Mediterrâneo mas, por razões humanitárias e face à situação de emergência em que se encontram estas pessoas, tem manifestado disponibilidade para, solidariamente, acolher parte destes grupos de migrantes.

Estes cidadãos juntam-se aos 76 que, ao longo deste ano, têm sido acolhidos em Portugal na sequência de resgates de navios humanitários. Em outubro, chegaram 27 pessoas que foram acolhidas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, em Penela. Em setembro, o município do Fundão recebeu 19 pessoas. Em julho, 30 migrantes que tinham sido resgatados pelo navio Lifeline foram acolhidas pelo Conselho Português para os Refugiados, na Bobadela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1