Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Cardeal Patriarca elogia trabalho do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, destacou no passado dia 30 o trabalho feito pelo Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, em prol da sociedade. “É exatamente nestas instituições cristãs com crianças e idosos e uns com os outros que estamos com Deus, porque é assim que ele quer”.
Celebração do 25º aniversário das atuais instalações do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, à margem das celebrações dos 25 anos das atuais instalações do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro, e num contato próximo com os utentes, o Cardeal Patriarca de Lisboa salientou “a dedicação de quem aqui trabalha, quem dirige, quem ajuda e de quem está olhando uns pelos outros, porque é a melhor forma de estarmos neste mundo”.

D. Manuel Clemente destacou a “grandeza interior de atitudes e comportamentos de solidariedade” e criticou as “grandezas por fora e ostentações que depois não valem nada porque são cenários”, ao passo que “estas casas no seu dia a dia, na simplicidade dos gestos, na maneira como se trabalha, aí sim há outra enormidade que interessa ver, reconhecer e agradecer”.

A celebração do 25º aniversário da atual infraestrutura do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, iniciou com a eucaristia, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, à qual assistiu mais de uma centena de pessoas. Seguiu-se a visita às instalações, onde D. Manuel Clemente conversou e conviveu com as crianças e os idosos. A comunidade sénior a residir no lar cantou os parabéns e brindou o responsável da Igreja em Portugal com um cântico.

Na sessão solene, o vice-presidente do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, Faustino Cunha, lembrou que foi por iniciativa da Paróquia das Caldas, liderada pelo “saudoso cónego José Guerra”, que foram dados os passos para a construção das atuais instalações. “Era um sonho do padre Guerra, que desenvolveu toda a dinâmica que envolveu todos os paroquianos, autarquia e a segurança social”, contou o responsável, recordando que o terreno foi doado pela família de Lima da Fonseca.

Segundo Faustino Cunha, posteriormente e já com o padre Joaquim Duarte como presidente, pensou-se em ampliar as instalações do centro. A capacidade do lar foi ampliada em mais 27 quartos, sendo 24 individuais. Criou-se o Centro de Dia para 30 utentes. Esta obra foi concretizada também com o apoio da Câmara Municipal e Segurança Social. Foi igualmente implementado o 1º ciclo do ensino básico, denominado “Colégio Nossa Senhora de Fátima”.

Nova ampliação

O vice-presidente do Centro Social realçou a “gestão cuidada com controle de despesas” que vai permitir fazer “uma nova ampliação”. “Adquirimos duas casas cujo terreno tem cerca de 750 m2, com o custo de 150 mil euros, com a ajuda da autarquia (25%)”, referiu, acrescentando que “o projeto está em aprovação e as obras irão ser suportadas pelo Centro Social e Câmara Municipal (35%) num valor estimado em 600 mil euros”.

O projeto contempla uma nova lavandaria no rés do chão e zona de saúde no 3º piso, pois as atuais instalações não respondem à atual dimensão dos serviços que prestam. A zona atual de refeições será ampliada por eliminação de dois quartos. No piso intermédio da zona mais antiga serão eliminados quatro quartos, passando aí a ter sala de 4º ano do 1º ciclo, sala dos professores e gabinete de atendimento. Também na cave da mesma zona antiga, que atualmente tem a sala do 4º ano e lavandaria, irá ser uma sala do CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres e zonas de recreio.

Mais pequenas obras estão na mente desta direção, como uma piscina de aprendizagem de natação, ginásio onde é o atual campo de jogos e ampliação do anfiteatro com mais 80 lugares sentados.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, lembrou o padre Guerra, que esteve “muitos anos nas Caldas da Rainha à frente da Paróquia e a sua maneira de intervir quer na relação com as pessoas quer na sua intervenção nas obras que fez, deixou naturalmente uma marca e foi por isso que lhe foi atribuído a medalha de ouro do Município das Caldas da Rainha”.

O autarca também elogiou o Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, sublinhando que foram “25 anos com crescimento, com o aumento de número de utentes, aumento de valências com capacidade de resposta, rigor nas contas para permitir investimentos e sempre com vontade de fazer mais”. Daí que confirmou a comparticipação da autarquia em 35% para as novas obras de requalificação, uma vez que não há outras comparticipações.

A cerimónia contou com a presença da diretora distrital do Instituto de Segurança Social, Maria do Céu Mendes.

A sessão solene contou com um momento musical proporcionado pelo Grupo Coral das Caldas da Rainha.

O Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha é uma instituição particular de solidariedade social desde 1987. É subsidiada pelo Instituto de Segurança Social e comparticipada pelos utentes, tendo como base o rendimento “per capita” do agregado familiar.

Atualmente, ao nível do setor infantil, tem em funcionamento as respostas sociais de Creche, Educação Pré Escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres. Dispõe também do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Ao nível da população idosa, tem em funcionamento a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

Tem ainda em funcionamento a resposta social o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe