Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C

Cardeal Patriarca elogia trabalho do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, destacou no passado dia 30 o trabalho feito pelo Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, em prol da sociedade. “É exatamente nestas instituições cristãs com crianças e idosos e uns com os outros que estamos com Deus, porque é assim que ele quer”.
Celebração do 25º aniversário das atuais instalações do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, à margem das celebrações dos 25 anos das atuais instalações do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro, e num contato próximo com os utentes, o Cardeal Patriarca de Lisboa salientou “a dedicação de quem aqui trabalha, quem dirige, quem ajuda e de quem está olhando uns pelos outros, porque é a melhor forma de estarmos neste mundo”.

D. Manuel Clemente destacou a “grandeza interior de atitudes e comportamentos de solidariedade” e criticou as “grandezas por fora e ostentações que depois não valem nada porque são cenários”, ao passo que “estas casas no seu dia a dia, na simplicidade dos gestos, na maneira como se trabalha, aí sim há outra enormidade que interessa ver, reconhecer e agradecer”.

A celebração do 25º aniversário da atual infraestrutura do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, iniciou com a eucaristia, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, à qual assistiu mais de uma centena de pessoas. Seguiu-se a visita às instalações, onde D. Manuel Clemente conversou e conviveu com as crianças e os idosos. A comunidade sénior a residir no lar cantou os parabéns e brindou o responsável da Igreja em Portugal com um cântico.

Na sessão solene, o vice-presidente do Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, Faustino Cunha, lembrou que foi por iniciativa da Paróquia das Caldas, liderada pelo “saudoso cónego José Guerra”, que foram dados os passos para a construção das atuais instalações. “Era um sonho do padre Guerra, que desenvolveu toda a dinâmica que envolveu todos os paroquianos, autarquia e a segurança social”, contou o responsável, recordando que o terreno foi doado pela família de Lima da Fonseca.

Segundo Faustino Cunha, posteriormente e já com o padre Joaquim Duarte como presidente, pensou-se em ampliar as instalações do centro. A capacidade do lar foi ampliada em mais 27 quartos, sendo 24 individuais. Criou-se o Centro de Dia para 30 utentes. Esta obra foi concretizada também com o apoio da Câmara Municipal e Segurança Social. Foi igualmente implementado o 1º ciclo do ensino básico, denominado “Colégio Nossa Senhora de Fátima”.

Nova ampliação

O vice-presidente do Centro Social realçou a “gestão cuidada com controle de despesas” que vai permitir fazer “uma nova ampliação”. “Adquirimos duas casas cujo terreno tem cerca de 750 m2, com o custo de 150 mil euros, com a ajuda da autarquia (25%)”, referiu, acrescentando que “o projeto está em aprovação e as obras irão ser suportadas pelo Centro Social e Câmara Municipal (35%) num valor estimado em 600 mil euros”.

O projeto contempla uma nova lavandaria no rés do chão e zona de saúde no 3º piso, pois as atuais instalações não respondem à atual dimensão dos serviços que prestam. A zona atual de refeições será ampliada por eliminação de dois quartos. No piso intermédio da zona mais antiga serão eliminados quatro quartos, passando aí a ter sala de 4º ano do 1º ciclo, sala dos professores e gabinete de atendimento. Também na cave da mesma zona antiga, que atualmente tem a sala do 4º ano e lavandaria, irá ser uma sala do CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres e zonas de recreio.

Mais pequenas obras estão na mente desta direção, como uma piscina de aprendizagem de natação, ginásio onde é o atual campo de jogos e ampliação do anfiteatro com mais 80 lugares sentados.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, lembrou o padre Guerra, que esteve “muitos anos nas Caldas da Rainha à frente da Paróquia e a sua maneira de intervir quer na relação com as pessoas quer na sua intervenção nas obras que fez, deixou naturalmente uma marca e foi por isso que lhe foi atribuído a medalha de ouro do Município das Caldas da Rainha”.

O autarca também elogiou o Centro Social e Paroquial de Caldas da Rainha, sublinhando que foram “25 anos com crescimento, com o aumento de número de utentes, aumento de valências com capacidade de resposta, rigor nas contas para permitir investimentos e sempre com vontade de fazer mais”. Daí que confirmou a comparticipação da autarquia em 35% para as novas obras de requalificação, uma vez que não há outras comparticipações.

A cerimónia contou com a presença da diretora distrital do Instituto de Segurança Social, Maria do Céu Mendes.

A sessão solene contou com um momento musical proporcionado pelo Grupo Coral das Caldas da Rainha.

O Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha é uma instituição particular de solidariedade social desde 1987. É subsidiada pelo Instituto de Segurança Social e comparticipada pelos utentes, tendo como base o rendimento “per capita” do agregado familiar.

Atualmente, ao nível do setor infantil, tem em funcionamento as respostas sociais de Creche, Educação Pré Escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres. Dispõe também do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Ao nível da população idosa, tem em funcionamento a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

Tem ainda em funcionamento a resposta social o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1