Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
13° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
Mentira tornou-se viral

ASAE nega operação em loja chinesa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assegurou ao JORNAL DAS CALDAS que não foi feita nenhuma operação deste órgão de polícia criminal no estabelecimento Hiper Shopping, nas Caldas da Rainha, como circulou na internet.
O estabelecimento terá fechado por “insolvência” e não por outros motivos

A publicação de uma cibernauta no Facebook (cujo perfil entretanto terá sido apagado) a dizer que o estabelecimento tinha sido “fechado pela ASAE por matar cães e gatos, e guardá-los dentro do armazém da loja, para vender a restaurantes chineses” despoletou uma onda viral na internet, com centenas de partilhas e comentários, muitos de teor xenofóbico, a condenar uma ação que, na realidade, nunca aconteceu, segundo esclareceu a ASAE.

“A ASAE não realizou, no corrente ano, qualquer ação de fiscalização ao estabelecimento mencionado”, revelou a Divisão de Informação Pública deste organismo.

A avalanche de comentários acabou, no entanto, por provar que é a própria sociedade quem alimenta as “falsas notícias” e não os jornais, já que a imprensa, apesar de alertada pelo alarmismo transmitido através do Facebook, não chegou a publicar nada sobre o assunto.

Não fosse tema de conversa nos últimos dias, ultrapassando a barreira virtual e a qualquer esquina da cidade e até mesmo longe da região se tenha vindo a falar do alegado caso, muitas vezes com a convicção de era verdade, o JORNAL DAS CALDAS não atuaria no sentido de sossegar a opinião pública, já que desde logo se apercebeu tratar-se do habitualmente designado por “fake news” (notícias falsas), tão típicas das redes sociais.

Faltará, no entanto, perceber porque então fechou o Hiper Shopping há algumas semanas, o que deverá estar relacionado com a situação financeira e fiscal.

Um funcionário ligado à empresa disse ao JORNAL DAS CALDAS que o estabelecimento “fechou no dia 3 de outubro por insolvência”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf