Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C
Mentira tornou-se viral

ASAE nega operação em loja chinesa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assegurou ao JORNAL DAS CALDAS que não foi feita nenhuma operação deste órgão de polícia criminal no estabelecimento Hiper Shopping, nas Caldas da Rainha, como circulou na internet.
O estabelecimento terá fechado por “insolvência” e não por outros motivos

A publicação de uma cibernauta no Facebook (cujo perfil entretanto terá sido apagado) a dizer que o estabelecimento tinha sido “fechado pela ASAE por matar cães e gatos, e guardá-los dentro do armazém da loja, para vender a restaurantes chineses” despoletou uma onda viral na internet, com centenas de partilhas e comentários, muitos de teor xenofóbico, a condenar uma ação que, na realidade, nunca aconteceu, segundo esclareceu a ASAE.

“A ASAE não realizou, no corrente ano, qualquer ação de fiscalização ao estabelecimento mencionado”, revelou a Divisão de Informação Pública deste organismo.

A avalanche de comentários acabou, no entanto, por provar que é a própria sociedade quem alimenta as “falsas notícias” e não os jornais, já que a imprensa, apesar de alertada pelo alarmismo transmitido através do Facebook, não chegou a publicar nada sobre o assunto.

Não fosse tema de conversa nos últimos dias, ultrapassando a barreira virtual e a qualquer esquina da cidade e até mesmo longe da região se tenha vindo a falar do alegado caso, muitas vezes com a convicção de era verdade, o JORNAL DAS CALDAS não atuaria no sentido de sossegar a opinião pública, já que desde logo se apercebeu tratar-se do habitualmente designado por “fake news” (notícias falsas), tão típicas das redes sociais.

Faltará, no entanto, perceber porque então fechou o Hiper Shopping há algumas semanas, o que deverá estar relacionado com a situação financeira e fiscal.

Um funcionário ligado à empresa disse ao JORNAL DAS CALDAS que o estabelecimento “fechou no dia 3 de outubro por insolvência”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago