Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
Mentira tornou-se viral

ASAE nega operação em loja chinesa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assegurou ao JORNAL DAS CALDAS que não foi feita nenhuma operação deste órgão de polícia criminal no estabelecimento Hiper Shopping, nas Caldas da Rainha, como circulou na internet.
O estabelecimento terá fechado por “insolvência” e não por outros motivos

A publicação de uma cibernauta no Facebook (cujo perfil entretanto terá sido apagado) a dizer que o estabelecimento tinha sido “fechado pela ASAE por matar cães e gatos, e guardá-los dentro do armazém da loja, para vender a restaurantes chineses” despoletou uma onda viral na internet, com centenas de partilhas e comentários, muitos de teor xenofóbico, a condenar uma ação que, na realidade, nunca aconteceu, segundo esclareceu a ASAE.

“A ASAE não realizou, no corrente ano, qualquer ação de fiscalização ao estabelecimento mencionado”, revelou a Divisão de Informação Pública deste organismo.

A avalanche de comentários acabou, no entanto, por provar que é a própria sociedade quem alimenta as “falsas notícias” e não os jornais, já que a imprensa, apesar de alertada pelo alarmismo transmitido através do Facebook, não chegou a publicar nada sobre o assunto.

Não fosse tema de conversa nos últimos dias, ultrapassando a barreira virtual e a qualquer esquina da cidade e até mesmo longe da região se tenha vindo a falar do alegado caso, muitas vezes com a convicção de era verdade, o JORNAL DAS CALDAS não atuaria no sentido de sossegar a opinião pública, já que desde logo se apercebeu tratar-se do habitualmente designado por “fake news” (notícias falsas), tão típicas das redes sociais.

Faltará, no entanto, perceber porque então fechou o Hiper Shopping há algumas semanas, o que deverá estar relacionado com a situação financeira e fiscal.

Um funcionário ligado à empresa disse ao JORNAL DAS CALDAS que o estabelecimento “fechou no dia 3 de outubro por insolvência”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Concurso de gastronomia coreana ganho por alunos da EHTO

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do curso de Gestão e Produção de Cozinha (3.º semestre), Inês Silva e Rodrigo Fé, formaram a equipa vencedora do Concurso de Gastronomia Coreana Hansik Contest 2022, que decorreu no passado dia 25 na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

coreana

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio