Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
20° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 23° C

Nicul investe 1,8 milhões de euros em inovação produtiva e internacionalização

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Fundada na localidade das Relvas, freguesia de Santa Catarina, em 1972, a Nicul – Nova Indústria de Cutelarias, Lda quer afirmar-se como empresa de referência no sector da cutelaria. E para responder às exigências cada vez maiores do mercado, tanto aquém como além-fronteiras, vai investir mais de 1,8 milhões de euros em duas áreas-chave: Inovação Produtiva e Internacionalização.
Maria José e João Ramalho são a segunda geração à frente da empresa de cutelarias

O investimento conta com o apoio de fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020 e tem como principais objetivos o aumento da capacidade produtiva da empresa, tanto a nível de equipamentos como de reforço da equipa, e o incremento das exportações. O aumento da quota de mercado e do volume de negócios são outras metas definidas pela empresa.

É para a inovação produtiva que vai a maior fatia do investimento –1,3 milhões de euros, que serão aplicados sobretudo em equipamentos e software de ponta. O corte a laser e a robotização são algumas das inovações com que a Nicul passará a contar, o que vai permitir uma maior precisão e eficiência da produção.

João Ramalho, da administração da empresa, garante que “a robotização não vai eliminar quaisquer postos de trabalho, mas sim aumentá-los”. Até ao final do projeto, a Nicul vai deverá ultrapassar os 40 colaboradores.

Já no que à internacionalização diz respeito, a grande aposta será na prospeção e presença internacional da marca Nicul, na presença na web e no marketing internacional. A primeira aventura da empresa nos mercados externos foi feita pelo fundador, José Maria Ramalho, nas ex-colónias portuguesas.

A exportação ganhou recentemente um novo impulso, com a aposta da Nicul em feiras internacionais, nomeadamente na Host em Milão e na Hostelco em Barcelona. Apresentando-se aos mercados com uma produção totalmente nacional e assente em elevados padrões de qualidade e resistência, a “estrela do corte” tem conquistado novos clientes nos quatro cantos do mundo.

Além dos projetos no âmbito do quadro de apoio Portugal2020, a Nicul tem ainda em curso um projeto de ampliação das suas instalações.

A empresa sempre afastou a possibilidade de sair da localidade das Relvas, onde foi fundada há mais de 45 anos e onde tem um grande impacto económico e social, sendo que 70% dos seus colaboradores são residentes locais.

As obras, que vão ampliar as atuais instalações em mais 1200 metros quadrados, permitirão ainda à empresa a colocação de painéis fotovoltaicos, melhorando o seu desempenho ambiental e a eficiência energética. Empenhada em melhorar o processo produtivo, a Nicul prepara-se ainda para iniciar vários projetos de certificação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre