Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Nicul investe 1,8 milhões de euros em inovação produtiva e internacionalização

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Fundada na localidade das Relvas, freguesia de Santa Catarina, em 1972, a Nicul – Nova Indústria de Cutelarias, Lda quer afirmar-se como empresa de referência no sector da cutelaria. E para responder às exigências cada vez maiores do mercado, tanto aquém como além-fronteiras, vai investir mais de 1,8 milhões de euros em duas áreas-chave: Inovação Produtiva e Internacionalização.
Maria José e João Ramalho são a segunda geração à frente da empresa de cutelarias

O investimento conta com o apoio de fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020 e tem como principais objetivos o aumento da capacidade produtiva da empresa, tanto a nível de equipamentos como de reforço da equipa, e o incremento das exportações. O aumento da quota de mercado e do volume de negócios são outras metas definidas pela empresa.

É para a inovação produtiva que vai a maior fatia do investimento –1,3 milhões de euros, que serão aplicados sobretudo em equipamentos e software de ponta. O corte a laser e a robotização são algumas das inovações com que a Nicul passará a contar, o que vai permitir uma maior precisão e eficiência da produção.

João Ramalho, da administração da empresa, garante que “a robotização não vai eliminar quaisquer postos de trabalho, mas sim aumentá-los”. Até ao final do projeto, a Nicul vai deverá ultrapassar os 40 colaboradores.

Já no que à internacionalização diz respeito, a grande aposta será na prospeção e presença internacional da marca Nicul, na presença na web e no marketing internacional. A primeira aventura da empresa nos mercados externos foi feita pelo fundador, José Maria Ramalho, nas ex-colónias portuguesas.

A exportação ganhou recentemente um novo impulso, com a aposta da Nicul em feiras internacionais, nomeadamente na Host em Milão e na Hostelco em Barcelona. Apresentando-se aos mercados com uma produção totalmente nacional e assente em elevados padrões de qualidade e resistência, a “estrela do corte” tem conquistado novos clientes nos quatro cantos do mundo.

Além dos projetos no âmbito do quadro de apoio Portugal2020, a Nicul tem ainda em curso um projeto de ampliação das suas instalações.

A empresa sempre afastou a possibilidade de sair da localidade das Relvas, onde foi fundada há mais de 45 anos e onde tem um grande impacto económico e social, sendo que 70% dos seus colaboradores são residentes locais.

As obras, que vão ampliar as atuais instalações em mais 1200 metros quadrados, permitirão ainda à empresa a colocação de painéis fotovoltaicos, melhorando o seu desempenho ambiental e a eficiência energética. Empenhada em melhorar o processo produtivo, a Nicul prepara-se ainda para iniciar vários projetos de certificação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe