Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Exposição de Máscaras do Oriente

Isabel Alves Pinto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até ao dia 2 de abril poderá ser visitada no museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, uma exposição de Máscaras do Oriente, com a curadoria do professor Amílcar Martins, que é uma viagem de encantamento que nos convida a partir em destinos “de liberdade e de busca de encontros com o nosso mundo de diversidades”.
Mostra no Museu Malhos

As peças desta mostra fazem parte da coleção do Museu do Brincar, situado em Vagos, e são essencialmente fruto de uma doação que Amílcar Martins, em 2017, decidiu fazer àquele Museu, por entender que era o lugar próprio para, nas suas palavras, “lhes darem vida e as partilharem com as comunidades que as desejem fruir e conhecer”.

Esta exposição foi inaugurada no mês de novembro na Universidade Aberta de Lisboa, onde o professor leciona, já passou por algumas cidades e pretende continuar a sua trajetória de itinerância por vários lugares do mundo.

É neste âmbito que se insere a sua passagem por Caldas da Rainha, onde, na vernissage que aconteceu no dia 11 de março, tanto o curador Amílcar Martins como Jackas, membro da direção do Museu do Brincar, procuraram transformar aquela exposição em mediadora de um discurso museológico pujante de acessibilidade inclusiva, através de uma construção artística, capaz de induzir o desejo de conhecimento de outros lugares, de outros povos, e de outras sensibilidades estéticas que connosco partilham a vivência na terra.

Naquela tarde, no Museu José Malhôa, uma plateia atenta pôde seguir a revelação de histórias, cujo epicentro da construção narratológica foi a temática do drama oriental, contadas por aqueles dois artenautas e histórianautas (como gostam de dizer), que, através do uso de uma comunicação cénica e performativa, convidaram o público presente a entrar num longínquo e curioso universo.

Às histórias do Oriente juntou-se a música do Conservatório das Caldas da Rainha, com um solo de Clarinete por Ana Rita Sousa e um dueto de violino interpretado por Catarina Medalha Oliveira e Cristina Barreiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe