Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C

Exposição de Máscaras do Oriente

Isabel Alves Pinto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até ao dia 2 de abril poderá ser visitada no museu José Malhoa, em Caldas da Rainha, uma exposição de Máscaras do Oriente, com a curadoria do professor Amílcar Martins, que é uma viagem de encantamento que nos convida a partir em destinos “de liberdade e de busca de encontros com o nosso mundo de diversidades”.
Mostra no Museu Malhos

As peças desta mostra fazem parte da coleção do Museu do Brincar, situado em Vagos, e são essencialmente fruto de uma doação que Amílcar Martins, em 2017, decidiu fazer àquele Museu, por entender que era o lugar próprio para, nas suas palavras, “lhes darem vida e as partilharem com as comunidades que as desejem fruir e conhecer”.

Esta exposição foi inaugurada no mês de novembro na Universidade Aberta de Lisboa, onde o professor leciona, já passou por algumas cidades e pretende continuar a sua trajetória de itinerância por vários lugares do mundo.

É neste âmbito que se insere a sua passagem por Caldas da Rainha, onde, na vernissage que aconteceu no dia 11 de março, tanto o curador Amílcar Martins como Jackas, membro da direção do Museu do Brincar, procuraram transformar aquela exposição em mediadora de um discurso museológico pujante de acessibilidade inclusiva, através de uma construção artística, capaz de induzir o desejo de conhecimento de outros lugares, de outros povos, e de outras sensibilidades estéticas que connosco partilham a vivência na terra.

Naquela tarde, no Museu José Malhôa, uma plateia atenta pôde seguir a revelação de histórias, cujo epicentro da construção narratológica foi a temática do drama oriental, contadas por aqueles dois artenautas e histórianautas (como gostam de dizer), que, através do uso de uma comunicação cénica e performativa, convidaram o público presente a entrar num longínquo e curioso universo.

Às histórias do Oriente juntou-se a música do Conservatório das Caldas da Rainha, com um solo de Clarinete por Ana Rita Sousa e um dueto de violino interpretado por Catarina Medalha Oliveira e Cristina Barreiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial