Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

“Tronchuda”, a nova iguaria gastronómica caldense

Mariana Martinho (texto) / Diogo Casimiro (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois do pastel “Bordallo” lançado no ano passado, agora juntou-se à ‘ementa caldense’ a “Tronchuda”. Este projeto, promovido pela Associação Empresarial do Concelho das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) e desenvolvido pela restauração das Caldas da Rainha, foi apresentado na passada segunda-feira à noite, no restaurante Marta’s Place, onde as “Tronchudas” foram preparadas pelos chefs dos restaurantes Raízes, Maratona, Marta´s Place e Casa Antero.
A primeira “Tronchuda” apresentada foi uma proposta do Raízes

Com objetivo de catapultar a marca Caldas da Rainha a vários níveis, inclusive na gastronomia e no turismo, a ACCCRO surge com este novo projeto, que pretende que “Caldas possa ser facilmente identificada”.

“Faltava-nos um elemento novo na marca Caldas”, sublinhou Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, adiantando que a “Tronchuda” foi um trabalho feito ao longo do último ano. Após várias pesquisas e não havendo na gastronomia caldense nenhum prato específico com identificação total à região, a ACCCRO optou por, junto de associados especialistas na área da restauração, desenvolver pesquisas no sentido de procurar o produto que identificasse e fizesse relevância a “um dos ícones da cidade, a nossa Praça da Fruta”.

“A Tronchuda tem como base a “couve tronchuda”, o resto é tudo pensado pelos chefs” explicou o presidente da ACCCRO, adiantando que “todas as Tronchudas têm a imagem de uma trouxa”. Aliás, frisou que “a Tronchuda do Raízes não é igual à do Maratona, nem da Marta’s Place, nem da Casa Antero, são todas diferentes”.

As “Tronchudas” apresentadas foram preparadas pelos quatro restaurantes. Contudo, Paulo Agostinho explicou que “são apenas sugestões, não quer dizer que o produto seja este final”, apelando “à criatividade e inovação de cada restaurante”.

O projeto tem como objetivo envolver o maior número de restaurantes e que “todos eles criem uma sugestão deste produto”. Procura-se que as “pessoas venham às Caldas degustar este produto, que é diferente em todo o lado, passando pelos vários restaurantes”, ou seja, “criámos uma espécie de roteiro gastronómico”.

A “Tronchuda” vai ser apresentada ao público numa mostra gastronómica que a ACCCRO vai promover na última semana de abril e primeira de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas