Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

“Tronchuda”, a nova iguaria gastronómica caldense

Mariana Martinho (texto) / Diogo Casimiro (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois do pastel “Bordallo” lançado no ano passado, agora juntou-se à ‘ementa caldense’ a “Tronchuda”. Este projeto, promovido pela Associação Empresarial do Concelho das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) e desenvolvido pela restauração das Caldas da Rainha, foi apresentado na passada segunda-feira à noite, no restaurante Marta’s Place, onde as “Tronchudas” foram preparadas pelos chefs dos restaurantes Raízes, Maratona, Marta´s Place e Casa Antero.
A primeira “Tronchuda” apresentada foi uma proposta do Raízes

Com objetivo de catapultar a marca Caldas da Rainha a vários níveis, inclusive na gastronomia e no turismo, a ACCCRO surge com este novo projeto, que pretende que “Caldas possa ser facilmente identificada”.

“Faltava-nos um elemento novo na marca Caldas”, sublinhou Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, adiantando que a “Tronchuda” foi um trabalho feito ao longo do último ano. Após várias pesquisas e não havendo na gastronomia caldense nenhum prato específico com identificação total à região, a ACCCRO optou por, junto de associados especialistas na área da restauração, desenvolver pesquisas no sentido de procurar o produto que identificasse e fizesse relevância a “um dos ícones da cidade, a nossa Praça da Fruta”.

“A Tronchuda tem como base a “couve tronchuda”, o resto é tudo pensado pelos chefs” explicou o presidente da ACCCRO, adiantando que “todas as Tronchudas têm a imagem de uma trouxa”. Aliás, frisou que “a Tronchuda do Raízes não é igual à do Maratona, nem da Marta’s Place, nem da Casa Antero, são todas diferentes”.

As “Tronchudas” apresentadas foram preparadas pelos quatro restaurantes. Contudo, Paulo Agostinho explicou que “são apenas sugestões, não quer dizer que o produto seja este final”, apelando “à criatividade e inovação de cada restaurante”.

O projeto tem como objetivo envolver o maior número de restaurantes e que “todos eles criem uma sugestão deste produto”. Procura-se que as “pessoas venham às Caldas degustar este produto, que é diferente em todo o lado, passando pelos vários restaurantes”, ou seja, “criámos uma espécie de roteiro gastronómico”.

A “Tronchuda” vai ser apresentada ao público numa mostra gastronómica que a ACCCRO vai promover na última semana de abril e primeira de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos