Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

“Tronchuda”, a nova iguaria gastronómica caldense

Mariana Martinho (texto) / Diogo Casimiro (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois do pastel “Bordallo” lançado no ano passado, agora juntou-se à ‘ementa caldense’ a “Tronchuda”. Este projeto, promovido pela Associação Empresarial do Concelho das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO) e desenvolvido pela restauração das Caldas da Rainha, foi apresentado na passada segunda-feira à noite, no restaurante Marta’s Place, onde as “Tronchudas” foram preparadas pelos chefs dos restaurantes Raízes, Maratona, Marta´s Place e Casa Antero.
A primeira “Tronchuda” apresentada foi uma proposta do Raízes

Com objetivo de catapultar a marca Caldas da Rainha a vários níveis, inclusive na gastronomia e no turismo, a ACCCRO surge com este novo projeto, que pretende que “Caldas possa ser facilmente identificada”.

“Faltava-nos um elemento novo na marca Caldas”, sublinhou Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, adiantando que a “Tronchuda” foi um trabalho feito ao longo do último ano. Após várias pesquisas e não havendo na gastronomia caldense nenhum prato específico com identificação total à região, a ACCCRO optou por, junto de associados especialistas na área da restauração, desenvolver pesquisas no sentido de procurar o produto que identificasse e fizesse relevância a “um dos ícones da cidade, a nossa Praça da Fruta”.

“A Tronchuda tem como base a “couve tronchuda”, o resto é tudo pensado pelos chefs” explicou o presidente da ACCCRO, adiantando que “todas as Tronchudas têm a imagem de uma trouxa”. Aliás, frisou que “a Tronchuda do Raízes não é igual à do Maratona, nem da Marta’s Place, nem da Casa Antero, são todas diferentes”.

As “Tronchudas” apresentadas foram preparadas pelos quatro restaurantes. Contudo, Paulo Agostinho explicou que “são apenas sugestões, não quer dizer que o produto seja este final”, apelando “à criatividade e inovação de cada restaurante”.

O projeto tem como objetivo envolver o maior número de restaurantes e que “todos eles criem uma sugestão deste produto”. Procura-se que as “pessoas venham às Caldas degustar este produto, que é diferente em todo o lado, passando pelos vários restaurantes”, ou seja, “criámos uma espécie de roteiro gastronómico”.

A “Tronchuda” vai ser apresentada ao público numa mostra gastronómica que a ACCCRO vai promover na última semana de abril e primeira de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie