Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Entrega de prémios escolares no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Carolina Marques e Tiago Santos receberam no passado dia 29 o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte, galardão que distingue a melhor aluna e o melhor aluno do 4º ano do concelho do Bombarral.
Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte

Como tem sucedido nos últimos anos, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP) aproveitou esta cerimónia para entregar os Diplomas de Mérito Académico do 4º ano, que este ano foram atribuídos a 21 alunos, incluindo os dois estudantes referidos.

A entrega do prémio decorreu no Centro Escolar, mais precisamente no Pavilhão Jaime Gomes Duarte, onde, para além dos familiares dos alunos distinguidos, estiverem presentes diversas individualidades como o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, o diretor do AEFP, Emanuel Vilaça, o coordenador do Centro Escolar, Luís Camilo Duarte, ou o presidente da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Sérgio Duarte. Maria Adelaide, filha de Jaime Gomes Duarte, também marcou presença.

Emanuel Vilaça começou por felicitar os alunos pelo “excelente trabalho” que desenvolveram no último ano letivo, enaltecendo a iniciativa de Jaime Duarte que, “já em 1971, tinha esta visão e considerava importante estimular a cultura do mérito”.

Desde a sua criação, como recordou, o ato de entrega deste prémio mantém-se como “um acontecimento com impacto comunitário”, algo que considera fundamental porque, “não conseguiremos proporcionar às nossas crianças a educação que merecem enquanto não percebermos que todos temos que fazer parte do processo”.

O diretor do AEFP dirigiu também uma palavra às crianças que não receberam o diploma, afirmando que “a persistência e a determinação fazem as pessoas grandes e quem se supera é sempre um vencedor”.

O presidente da Câmara felicitou os estudantes do 4º ano que se destacaram no último ano letivo, salientando “a importância do reconhecimento do trabalho e do sucesso das alunas e dos alunos do nosso ensino”.

Aos alunos distinguidos, o autarca pediu que “continuem a trabalhar”, para assim “continuarem a orgulhar e a privilegiar o vosso esforço, dos vossos pais e dos vossos professores”.

“Um prémio que, embora simples, é grande na sua nobreza e dignidade”, sustentou Maria Adelaide, que, dirigindo-se aos alunos, manifestou que “este não será certamente o prémio mais importante da vossa vida, mas tenho a certeza que terá um lugar muito especial no vosso coração”.

“A educação é o futuro de uma sociedade e o vosso papel é fundamental”, concluiu.

Instituído em 16 de abril de 1971, por iniciativa de Jaime Gomes Duarte, numa homenagem aos seus pais, naturais do Vale Covo, o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte foi criado com o intuito de premiar os melhores alunos do estabelecimento de ensino desta localidade, atribuindo-lhes uma verba resultante dos juros de um depósito bancário no valor de 500 Euros (100 mil escudos na altura).

Face ao encerramento da escola do 1º Ciclo do Vale Covo, na sequência da abertura do Centro Escolar do Bombarral, o AEFP decidiu, com a concordância dos herdeiros de Jaime Gomes Duarte, dar uma nova vida ao galardão, alargando a sua atribuição a todos os alunos do 4º ano do concelho.

Os diplomas de mérito são uma distinção atribuída aos alunos que obtenham nível 5 (Muito Bom) em pelo menos 80% das disciplinas e, no mínimo, nível 4 (Bom) nas restantes. Os alunos distinguidos foram Catarina Dinis, Francisca Duarte, Guilherme Santos, Ana Correia, João Figueiredo, Lourenço Leandro, Martim Silva, Vera Gonçalves, Beatriz Lopes, Duarte João, Carla Jesus, Rafael Rego e António Geada.

O diploma de mérito com distinção premeia os alunos que obtenham nível 5 (Muito Bom) em todas as disciplinas. Com este prémio foram distinguidos os alunos Baltasar Inácio, Carolina Marques, Gonçalo Pereira, Tiago Santos, Ana Costa, Martim Serra, Joana Garcia e Matilde Barreiras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial