Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Entrega de prémios escolares no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Carolina Marques e Tiago Santos receberam no passado dia 29 o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte, galardão que distingue a melhor aluna e o melhor aluno do 4º ano do concelho do Bombarral.
Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte

Como tem sucedido nos últimos anos, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP) aproveitou esta cerimónia para entregar os Diplomas de Mérito Académico do 4º ano, que este ano foram atribuídos a 21 alunos, incluindo os dois estudantes referidos.

A entrega do prémio decorreu no Centro Escolar, mais precisamente no Pavilhão Jaime Gomes Duarte, onde, para além dos familiares dos alunos distinguidos, estiverem presentes diversas individualidades como o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, o diretor do AEFP, Emanuel Vilaça, o coordenador do Centro Escolar, Luís Camilo Duarte, ou o presidente da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Sérgio Duarte. Maria Adelaide, filha de Jaime Gomes Duarte, também marcou presença.

Emanuel Vilaça começou por felicitar os alunos pelo “excelente trabalho” que desenvolveram no último ano letivo, enaltecendo a iniciativa de Jaime Duarte que, “já em 1971, tinha esta visão e considerava importante estimular a cultura do mérito”.

Desde a sua criação, como recordou, o ato de entrega deste prémio mantém-se como “um acontecimento com impacto comunitário”, algo que considera fundamental porque, “não conseguiremos proporcionar às nossas crianças a educação que merecem enquanto não percebermos que todos temos que fazer parte do processo”.

O diretor do AEFP dirigiu também uma palavra às crianças que não receberam o diploma, afirmando que “a persistência e a determinação fazem as pessoas grandes e quem se supera é sempre um vencedor”.

O presidente da Câmara felicitou os estudantes do 4º ano que se destacaram no último ano letivo, salientando “a importância do reconhecimento do trabalho e do sucesso das alunas e dos alunos do nosso ensino”.

Aos alunos distinguidos, o autarca pediu que “continuem a trabalhar”, para assim “continuarem a orgulhar e a privilegiar o vosso esforço, dos vossos pais e dos vossos professores”.

“Um prémio que, embora simples, é grande na sua nobreza e dignidade”, sustentou Maria Adelaide, que, dirigindo-se aos alunos, manifestou que “este não será certamente o prémio mais importante da vossa vida, mas tenho a certeza que terá um lugar muito especial no vosso coração”.

“A educação é o futuro de uma sociedade e o vosso papel é fundamental”, concluiu.

Instituído em 16 de abril de 1971, por iniciativa de Jaime Gomes Duarte, numa homenagem aos seus pais, naturais do Vale Covo, o Prémio José Duarte e Adelaide Gomes Duarte foi criado com o intuito de premiar os melhores alunos do estabelecimento de ensino desta localidade, atribuindo-lhes uma verba resultante dos juros de um depósito bancário no valor de 500 Euros (100 mil escudos na altura).

Face ao encerramento da escola do 1º Ciclo do Vale Covo, na sequência da abertura do Centro Escolar do Bombarral, o AEFP decidiu, com a concordância dos herdeiros de Jaime Gomes Duarte, dar uma nova vida ao galardão, alargando a sua atribuição a todos os alunos do 4º ano do concelho.

Os diplomas de mérito são uma distinção atribuída aos alunos que obtenham nível 5 (Muito Bom) em pelo menos 80% das disciplinas e, no mínimo, nível 4 (Bom) nas restantes. Os alunos distinguidos foram Catarina Dinis, Francisca Duarte, Guilherme Santos, Ana Correia, João Figueiredo, Lourenço Leandro, Martim Silva, Vera Gonçalves, Beatriz Lopes, Duarte João, Carla Jesus, Rafael Rego e António Geada.

O diploma de mérito com distinção premeia os alunos que obtenham nível 5 (Muito Bom) em todas as disciplinas. Com este prémio foram distinguidos os alunos Baltasar Inácio, Carolina Marques, Gonçalo Pereira, Tiago Santos, Ana Costa, Martim Serra, Joana Garcia e Matilde Barreiras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto