Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Pranto de Maria Parda no Museu José Malhoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O espetáculo Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, foi apresentado em ante estreia no Museu José Malhoa em Caldas da Rainha, no dia 24 de março, integrando a programação de "Ares de Arte no Parque", antecipando a comemoração do Dia Mundial do Teatro.
Espetáculo em ante estreia

Com interpretação de Eunice Correia e encenação de José Ramalho, relaciona o trabalho de ator com o teatro de objetos|marionetas, num espetáculo com o objetivo de circular no país e no estrangeiro.

Maria Parda, com o seu vestido largo e pesado vai deambulando no espaço cénico circular na procura das figuras que representam seis taberneiros a quem pede vinho para acalmar a sua secura. Esta mulher, beberrona, vagueia pelas ruas de Lisboa em busca de vinho e representa a fome do povo e a miséria que se instalou em Lisboa nos finais de 1521, após a morte de D. Manuel I.

Sentindo-se seca, pede fiado a seis taberneiros, cujas figuras são representadas por esculturas|marionetas que simbolizam a decadência dos valores humanos como a sovinice, o semitismo, a falta de generosidade e de solidariedade, que acabam por ditar a sentença de morte desta mulher, negando-lhe matar a sua sede.

Eunice Correia é filha de Cristina Pereira e de José Ramalho, marionetistas que integraram e dirigiram a companhia Marionetas de Lisboa. Iniciou a sua carreira na RTP, em dobragens de programas infantis. Fez a licenciatura em Estudos Artísticos – Artes do Espetáculo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Estreou-se no cinema na média metragem “Perdida Mente” e em 2010 foi nomeada para o prémio “Jovem talento L’Oréal” no Estoril Film Festival.

No teatro tem integrado diversos espetáculos e faz parte do grupo de teatro e animação de rua Ten-Tart.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe