Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Petição para melhorar Centro de Saúde do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O deputado do PS na Assembleia da República, António Sales, visitou na passada segunda-feira o Centro de Saúde do Bombarral, na sequência da petição de um grupo local de cidadãos que solicita a adoção de medidas com vista a melhorar as condições deste estabelecimento e a prestação de cuidados de saúde à população.
Foi feita uma visita ao Centro de Saúde

Esta petição foi subscrita por 1926 cidadãos que alegam que as condições de saúde do concelho estão a piorar de dia para dia e não dão resposta às carências da população. Os peticionários referem que para os mais de doze mil utentes existem apenas cinco médicos, estando alguns à beira da reforma (há cinco mil utentes sem médico de família). Referem ainda que as consultas abertas retiram médicos das consultas programadas, que o apoio domiciliário não dispõe de viaturas e que os bombeiros voluntários do Bombarral são obrigados a levar os doentes para Caldas da Rainha ou Torres Vedras porque o centro de saúde não recebe ambulâncias.

Os peticionários entendem que é fulcral a colocação nos serviços de saúde do Bombarral de médicos, enfermeiros e funcionários suficientes para a população em causa, que seja reaberta a extensão de saúde da freguesia do Pó, que seja reaberto o SAP dotado de meios de diagnóstico, melhoria de meios técnicos e das condições de trabalho dos profissionais do centro de saúde.

Nesta visita, António Sales divulgou que está em coordenação com o ACES Oeste-Norte e apresentou várias possibilidades para solucionar os problemas em causa, nomeadamente abertura de mais três vagas de médicos no próximo concurso (no final do primeiro semestre de 2017), abertura de vaga para médico no Bombarral ao abrigo de legislação de zona carenciada, a eventual abertura de uma vaga para médico no contexto do acordo com médicos de Cuba, a concretização de uma unidade móvel do Bombarral, preferencialmente canalizada para a freguesia do Pó e para cuidados domiciliários, e a abertura do SAP do Bombarral das 8h às 20h em contexto de atendimento complementar e sábados e domingos das 9h às 13h.

A comissão que promoveu a petição vai ser ouvida nesta quarta-feira na Comissão Parlamentar da Saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura