Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Petição para melhorar Centro de Saúde do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O deputado do PS na Assembleia da República, António Sales, visitou na passada segunda-feira o Centro de Saúde do Bombarral, na sequência da petição de um grupo local de cidadãos que solicita a adoção de medidas com vista a melhorar as condições deste estabelecimento e a prestação de cuidados de saúde à população.
Foi feita uma visita ao Centro de Saúde

Esta petição foi subscrita por 1926 cidadãos que alegam que as condições de saúde do concelho estão a piorar de dia para dia e não dão resposta às carências da população. Os peticionários referem que para os mais de doze mil utentes existem apenas cinco médicos, estando alguns à beira da reforma (há cinco mil utentes sem médico de família). Referem ainda que as consultas abertas retiram médicos das consultas programadas, que o apoio domiciliário não dispõe de viaturas e que os bombeiros voluntários do Bombarral são obrigados a levar os doentes para Caldas da Rainha ou Torres Vedras porque o centro de saúde não recebe ambulâncias.

Os peticionários entendem que é fulcral a colocação nos serviços de saúde do Bombarral de médicos, enfermeiros e funcionários suficientes para a população em causa, que seja reaberta a extensão de saúde da freguesia do Pó, que seja reaberto o SAP dotado de meios de diagnóstico, melhoria de meios técnicos e das condições de trabalho dos profissionais do centro de saúde.

Nesta visita, António Sales divulgou que está em coordenação com o ACES Oeste-Norte e apresentou várias possibilidades para solucionar os problemas em causa, nomeadamente abertura de mais três vagas de médicos no próximo concurso (no final do primeiro semestre de 2017), abertura de vaga para médico no Bombarral ao abrigo de legislação de zona carenciada, a eventual abertura de uma vaga para médico no contexto do acordo com médicos de Cuba, a concretização de uma unidade móvel do Bombarral, preferencialmente canalizada para a freguesia do Pó e para cuidados domiciliários, e a abertura do SAP do Bombarral das 8h às 20h em contexto de atendimento complementar e sábados e domingos das 9h às 13h.

A comissão que promoveu a petição vai ser ouvida nesta quarta-feira na Comissão Parlamentar da Saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

arvores