Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Petição para melhorar Centro de Saúde do Bombarral

29 de Março, 2017
O deputado do PS na Assembleia da República, António Sales, visitou na passada segunda-feira o Centro de Saúde do Bombarral, na sequência da petição de um grupo local de cidadãos que solicita a adoção de medidas com vista a melhorar as condições deste estabelecimento e a prestação de cuidados de saúde à população.
Foi feita uma visita ao Centro de Saúde

Esta petição foi subscrita por 1926 cidadãos que alegam que as condições de saúde do concelho estão a piorar de dia para dia e não dão resposta às carências da população. Os peticionários referem que para os mais de doze mil utentes existem apenas cinco médicos, estando alguns à beira da reforma (há cinco mil utentes sem médico de família). Referem ainda que as consultas abertas retiram médicos das consultas programadas, que o apoio domiciliário não dispõe de viaturas e que os bombeiros voluntários do Bombarral são obrigados a levar os doentes para Caldas da Rainha ou Torres Vedras porque o centro de saúde não recebe ambulâncias.

Os peticionários entendem que é fulcral a colocação nos serviços de saúde do Bombarral de médicos, enfermeiros e funcionários suficientes para a população em causa, que seja reaberta a extensão de saúde da freguesia do Pó, que seja reaberto o SAP dotado de meios de diagnóstico, melhoria de meios técnicos e das condições de trabalho dos profissionais do centro de saúde.

Nesta visita, António Sales divulgou que está em coordenação com o ACES Oeste-Norte e apresentou várias possibilidades para solucionar os problemas em causa, nomeadamente abertura de mais três vagas de médicos no próximo concurso (no final do primeiro semestre de 2017), abertura de vaga para médico no Bombarral ao abrigo de legislação de zona carenciada, a eventual abertura de uma vaga para médico no contexto do acordo com médicos de Cuba, a concretização de uma unidade móvel do Bombarral, preferencialmente canalizada para a freguesia do Pó e para cuidados domiciliários, e a abertura do SAP do Bombarral das 8h às 20h em contexto de atendimento complementar e sábados e domingos das 9h às 13h.

A comissão que promoveu a petição vai ser ouvida nesta quarta-feira na Comissão Parlamentar da Saúde.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PS assume presidência da Câmara e PSD lidera Assembleia Municipal

O socialista Ricardo Fernandes tomou posse na passada sexta-feira de mais um mandato como presidente da Câmara Municipal do Bombarral, durante a cerimónia de instalação dos órgãos municipais para 2021-2025. Na sessão, no Teatro Eduardo Brazão, foi eleito o presidente da Assembleia Municipal, que passou a ser Élio Leal, do PSD.

tomada bombarral1 1

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.