Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C

Peças de cena de Gil Vicente patentes no Museu Abílio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Encontra-se patente no Museu Abílio Mattos e Silva, em Óbidos, uma mostra de desenho de figurinos, desenho de cenário e tapeçarias de cena, sobre a obra de Gil Vicente.

Na exposição encontram-se as tapeçarias que constituem peças fundamentais da cenografia da peça “Auto da geração humana” de Gil Vicente, para a companhia do Teatro Nacional D. Maria II, em 1978, aquando da reabertura do Teatro.

No ano em que se comemoram os 500 anos da primeira representação da obra de Gil Vicente, “Auto da Barca do Inferno”, e porque foi autor recorrente na obra de cenografia e figurinismo de Abílio de Mattos e Silva, a mostra dá a conhecer os trabalhos produzidos por Abílio para os diferentes autos atribuídos a Gil Vicente.

Representado pela primeira vez em 1517, o “Auto da Barca do Inferno” tem como ação o julgamento num cais, onde os juízes, um anjo e um diabo, discutem quem entrará na barca de cada um, condenando os seus passageiros à viagem para o céu ou para o inferno. Toda a sociedade portuguesa da época, desde o fidalgo, ao parvo, está representada nesta obra de Gil Vicente, mas no final é o diabo quem leva mais passageiros na barca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).