Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Professores valorizam formação em Seminário Internacional do FOLIO Educa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Escolas, professores, autores, famílias e público em geral: é este o grande universo ao qual se dirige o FOLIO EDUCA, o capítulo do Festival Literário Internacional de Óbidos dedicado à Educação. Durante o Festival, um dos pontos altos é o II Seminário Internacional que junta em duas jornadas vários académicos de diferentes países. Objetivo: formação, valorização e debate em torno da literacia.

“O FOLIO Educa é acima de tudo uma partilha de boas práticas no sentido de promover a literacia nas escolas e na vida quotidiana. Quem estiver presente tem a oportunidade de testemunhar momentos de aprendizagem únicos entre os melhores nomes do ensino de Portugal, Holanda, EUA, Espanha e Canadá”, explica Maria José Vitorino, curadora do FOLIO EDUCA.

O que se pode fazer para promover a literacia em Portugal – e no mundo – é o grande debate que se propõe ainda a relacionar (hábitos de) leitura, literacia, literatura e educação, celebrando os 500 anos de ‘Utopia’ de Thomas More, os 30 anos da Rede de Leitura Pública em Portugal e os 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares.

O Laboratório de ideias FOLIO EDUCA 2016 arrancou já e completa-se no festival num total de 25 horas de formação para coordenadores da Rede de Bibliotecas Escolares e professores bibliotecários. A formação está a cargo de José Saro e Lucília Santos e conta com a participação especial da escritora Teresa Calçada.

A 26 de setembro, segunda-feira, arranca uma série de seis tertúlias que decorrerá até 1 de outubro, quinta-feira, e onde se pretende valorizar as componentes de formação, reflexão e inovação, em conjunto com agentes culturais, criadores, educadores, investigadores, responsáveis por políticas educativas, nacionais e internacionais. ‘Tecnologia, Utopia, Leitura e Educação’; ‘Imaginar territórios leitores’; ‘O Jardim das Delícias – Artes, Literatura e Educação, a partir da obra de Hieronymus Bosch’; ‘Utopias e Distopias’ estão entre os temas abrangidos nas tertúlias.

“ A ideia é ter todos os dias um momento de debate e reflexão, um ritmo constante de pensamento e até de alguma polémica”, reforça Maria José Vitorino.

As oficinas de mediação de leitura, cada uma com 30 lugares e sujeito a inscrição, são dirigidas aos públicos escolares. O projeto já iniciou nas escolas durante o período letivo e culmina agora com sessões abertas ao público durante o FOLIO.

No último fim de semana do FOLIO, dias 1 e 2 de outubro, decorre então o II Seminário Internacional: Educação, Leitura e Literatura. Creditado como 15 horas de formação tem um custo de 35 euros e a inscrição é feita através do Centro de Formação Centro-Oeste (os lugares são limitados). O seminário conta com palestras subordinadas a temas como: ‘Literacia e cidadania em tempo digital’ e “Utopia e Literacia de Thomas More ao próximo futuro’, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.