Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 24° C

Sindicato de Hotelaria denuncia condições precárias dos trabalhadores do setor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A direção do Sindicato de Hotelaria do Centro realizou contactos com os trabalhadores de hotelaria e restauração em Alcobaça, São Martinho do Porto e Nazaré, na passada sexta-feira, entregando-lhes documentos e indicando-lhes “as condições necessárias para que seja reposta a legalidade dos seus contratos”.

Esta campanha está a decorrer neste período, percorrendo as principais zonas de destino turístico da região. “Apesar da evolução positiva no setor, não tem havido uma melhoria das condições laborais dos trabalhadores da hotelaria. É dos que pratica dos salários mais baixos de toda a economia do país”, refere o sindicato.

“A descida do IVA de 23 para 13% não surtiu os efeitos esperados. Os preços não reduziram, pelo contrário continuam a subir. Há especulação nos preços do alojamento e restauração, pois estes aumentos nem têm fundamento legítimo. Não foram aumentados os salários. Não foi criado emprego de qualidade, o pouco emprego que está a ser criado é precário”, denuncia.

“Neste período de veraneio a situação do trabalho não declarado e clandestino prolifera sem ser devidamente combatido”, acrescenta, garantindo que “combater a precariedade no setor da restauração e hotelaria vai ser uma das linhas de trabalho prioritárias da nova direção do sindicato, recém-eleita”.

“O grande índice de desemprego e as necessidades sociais emergentes desse flagelo, são fator de aceitação pelos trabalhadores, de todo o tipo de regras e procedimentos ilegais que os empresários sem escrúpulos no setor praticam”, revela o sindicato, lamentando “o trabalho clandestino e não declarado, o pagamento de salários de valores abaixo do contratualizado e de Lei (proliferando o valor mínimo de salário para quase todas as categorias profissionais), o desrespeito pelas qualificações profissionais, não pagamento do trabalho prestado em dia feriado, trabalho extraordinário não remunerado e a exigência de cinco horas para além das oito obrigatórias na jornada diária”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição “Da Terra”

Terminou na passada sexta-feira a Exposição “Da Terra”, levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, em parceria com o Jardim de Infância do Arelho.

terra

Duas novas obras literárias apresentadas no Bombarral

Mais de meia centena de pessoas assistiu à apresentação dos livros “Almeida, o Espião de Abril”, de Vítor Cunha Morais, e “Raízes de uma identidade”, de Nuno Taborda Ferreira. As obras foram apresentadas no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Bombarral.

livros

Iniciativas na Biblioteca

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha a exposição "Balões de Liberdade: uma viagem gráfica pelo 25 de Abril" e apresentado o livro "A Revolução interior: à procura do 25 de abril", com a presença de João Miguel Lameiras (um dos três autores, a par de João Ramalho-Santos e José Carlos Fernandes).

iniciativas