Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Primeiro-Ministro vai à Berlenga ao encontro de 50 jovens de todo o país

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No ano em que comemora a sua 7ª edição, a Academia de verão Tanto Mar continua a cumprir sua missão – despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar. Para tal, reunirá entre os dias 1 e 8 de setembro, em Peniche, 50 jovens oriundos de todo o país, oferecendo um programa que lhes apresenta todas as vertentes deste recurso: da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar.
António Costa vai à ilha no âmbito do 25º aniversário da constituição da Reserva Natural (foto Clara Azevedo)

Será logo no segundo dia de atividades, 2 de setembro, que os 50 estudantes do ensino secundário ou profissional que participam na Semana Tanto Mar irão conhecer a reserva da Biosfera da Unesco, integrando-se no programa das comemorações do 25.º aniversário da constituição da Berlenga como Reserva Natural.

Assim, os jovens poderão visitar a ilha e o farol e ainda fazer o seu batismo de mergulho, num dia que contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia.

A chegada está marcada para o dia anterior, onde, depois da instalação nas residências da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), os 50 participantes terão a oportunidade de assistir ao documentário “Live Sea – Ao Ritmo das Marés”, um projeto do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) coordenado pela docente e investigadora Susana Ferreira.

O dia 3 será dedicado à História e Cultura de Peniche, com visitas ao Museu da Renda de Bilros e o contato com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. À tarde, tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche que permitirá o contacto com o património histórico e cultural local. O domingo será passado na companhia da Marinha Portuguesa, com uma viagem até à Base Naval do Alfeite.

Na mesma linha – com um tema reservado para cada dia – os últimos quatro dias serão dedicados, respetivamente, à Economia, ao Desporto, à Investigação e ao Conhecimento do Mar. Desta forma, os jovens poderão conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e Auchan – Plataforma de Pescado (dia 5 de setembro); fazer desporto nas praias de Peniche (dia 6 de setembro); realizar atividades no centro de investigação científica Cetemares – Mare-IPLeiria (dia 7 de setembro) e ainda trilhar o percurso geológico e visitar o Cabo Carvoeiro (dia 8 de setembro).

A Academia Tanto Mar é uma parceria da Forum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche, da ESTM e da Marinha Portuguesa. Na base deste encontro, encontra-se o objetivo comum de aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do mar para Portugal.

Através do fomento desta sensibilidade nos jovens, pretende-se, igualmente, ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao mar, assim aumentando o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos de que o País dispõe. Neste processo, a Semana Tanto Mar constitui ainda uma forma de apoio às instituições públicas e privadas relacionadas com o mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes.

Ao realizar esta academia de verão, os seus promotores procuram desenvolver uma ação plurianual continuada de promoção do mar junto dos estudantes portugueses: o Projeto “Capacitar para o Mar”. Para além da Academia Tanto Mar, este projeto de promoção da literacia dos oceanos inclui visitas de estudo, palestras, programas de voluntariado ambiental e ainda as Olimpíadas do Mar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial