Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Primeiro-Ministro vai à Berlenga ao encontro de 50 jovens de todo o país

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No ano em que comemora a sua 7ª edição, a Academia de verão Tanto Mar continua a cumprir sua missão – despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar. Para tal, reunirá entre os dias 1 e 8 de setembro, em Peniche, 50 jovens oriundos de todo o país, oferecendo um programa que lhes apresenta todas as vertentes deste recurso: da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar.
António Costa vai à ilha no âmbito do 25º aniversário da constituição da Reserva Natural (foto Clara Azevedo)

Será logo no segundo dia de atividades, 2 de setembro, que os 50 estudantes do ensino secundário ou profissional que participam na Semana Tanto Mar irão conhecer a reserva da Biosfera da Unesco, integrando-se no programa das comemorações do 25.º aniversário da constituição da Berlenga como Reserva Natural.

Assim, os jovens poderão visitar a ilha e o farol e ainda fazer o seu batismo de mergulho, num dia que contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia.

A chegada está marcada para o dia anterior, onde, depois da instalação nas residências da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), os 50 participantes terão a oportunidade de assistir ao documentário “Live Sea – Ao Ritmo das Marés”, um projeto do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) coordenado pela docente e investigadora Susana Ferreira.

O dia 3 será dedicado à História e Cultura de Peniche, com visitas ao Museu da Renda de Bilros e o contato com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. À tarde, tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche que permitirá o contacto com o património histórico e cultural local. O domingo será passado na companhia da Marinha Portuguesa, com uma viagem até à Base Naval do Alfeite.

Na mesma linha – com um tema reservado para cada dia – os últimos quatro dias serão dedicados, respetivamente, à Economia, ao Desporto, à Investigação e ao Conhecimento do Mar. Desta forma, os jovens poderão conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e Auchan – Plataforma de Pescado (dia 5 de setembro); fazer desporto nas praias de Peniche (dia 6 de setembro); realizar atividades no centro de investigação científica Cetemares – Mare-IPLeiria (dia 7 de setembro) e ainda trilhar o percurso geológico e visitar o Cabo Carvoeiro (dia 8 de setembro).

A Academia Tanto Mar é uma parceria da Forum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche, da ESTM e da Marinha Portuguesa. Na base deste encontro, encontra-se o objetivo comum de aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do mar para Portugal.

Através do fomento desta sensibilidade nos jovens, pretende-se, igualmente, ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao mar, assim aumentando o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos de que o País dispõe. Neste processo, a Semana Tanto Mar constitui ainda uma forma de apoio às instituições públicas e privadas relacionadas com o mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes.

Ao realizar esta academia de verão, os seus promotores procuram desenvolver uma ação plurianual continuada de promoção do mar junto dos estudantes portugueses: o Projeto “Capacitar para o Mar”. Para além da Academia Tanto Mar, este projeto de promoção da literacia dos oceanos inclui visitas de estudo, palestras, programas de voluntariado ambiental e ainda as Olimpíadas do Mar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ministério Público acusou menor que terá esfaqueado a irmã até à morte

A jovem de 16 anos que terá esfaqueado até à morte a irmã, três anos mais velha, em agosto do ano passado, na casa onde viviam com o pai, no bairro da Fonte Boa, em Peniche, foi agora acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

lara

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto