Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Sede da Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas vai ser nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A sede da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC) vai ser nas Caldas da Rainha, como foi aprovado no passado dia 16 numa reunião com os 14 municípios fundadores realizada em Viana do Alentejo.
A vereadora da Cultura na Câmara das Caldas participou na reunião em que foram concluídos os estatutos

A sede da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC) vai ser nas Caldas da Rainha, como foi aprovado no passado dia 16 numa reunião com os 14 municípios fundadores realizada em Viana do Alentejo.

O encontro serviu para finalizar o projeto de estatutos, tendo sido aprovada por unanimidade a localização da sede da associação nas Caldas da Rainha. Foi igualmente decidida a quota anual para os municípios participantes, que será idêntica para todos.

Também foi aceite por unanimidade que a primeira presidência da associação (rotativa nos termos estatutários) seja assegurada por Mafra.

A AptCC tem como membros fundadores as autarquias de Viana do Alentejo, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

O próximo passo vai ser concluir, até finais de setembro, a aprovação da adesão formal à associação, por todos os executivos autárquicos e pelas assembleias municipais, para depois poder ser realizada a escritura constitutiva da nova estrutura, a submeter ao Tribunal de Contas.

O principal objectivo da futura associação portuguesa, como das suas congéneres europeias, será a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica, seja do tipo produtivo, cultural ou de qualquer outro âmbito.

Tem ainda por objectivo a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea bem como o incentivo de relações de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados a nível nacional ou na rede europeia.

Os catorze municípios fundadores da Associação irão no futuro convidar mais municípios de todo o país, onde exista ou tenha existido uma tradição cerâmica, ou que hoje sejam fonte da produção criativa e inovadora da cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe