Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C

Sede da Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas vai ser nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A sede da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC) vai ser nas Caldas da Rainha, como foi aprovado no passado dia 16 numa reunião com os 14 municípios fundadores realizada em Viana do Alentejo.
A vereadora da Cultura na Câmara das Caldas participou na reunião em que foram concluídos os estatutos

A sede da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC) vai ser nas Caldas da Rainha, como foi aprovado no passado dia 16 numa reunião com os 14 municípios fundadores realizada em Viana do Alentejo.

O encontro serviu para finalizar o projeto de estatutos, tendo sido aprovada por unanimidade a localização da sede da associação nas Caldas da Rainha. Foi igualmente decidida a quota anual para os municípios participantes, que será idêntica para todos.

Também foi aceite por unanimidade que a primeira presidência da associação (rotativa nos termos estatutários) seja assegurada por Mafra.

A AptCC tem como membros fundadores as autarquias de Viana do Alentejo, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

O próximo passo vai ser concluir, até finais de setembro, a aprovação da adesão formal à associação, por todos os executivos autárquicos e pelas assembleias municipais, para depois poder ser realizada a escritura constitutiva da nova estrutura, a submeter ao Tribunal de Contas.

O principal objectivo da futura associação portuguesa, como das suas congéneres europeias, será a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica, seja do tipo produtivo, cultural ou de qualquer outro âmbito.

Tem ainda por objectivo a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea bem como o incentivo de relações de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados a nível nacional ou na rede europeia.

Os catorze municípios fundadores da Associação irão no futuro convidar mais municípios de todo o país, onde exista ou tenha existido uma tradição cerâmica, ou que hoje sejam fonte da produção criativa e inovadora da cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

arvores

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1