Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Mercado da Praça da Fruta promovido com marca lançada nas Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um site para publicitar e promover o Mercado da Praça da Fruta a nível nacional procurando aumentar o fluxo de visitantes e vendas, um logotipo que identifique os produtos da praça da fruta, sacos promocionais, aventais e outros brindes, são alguns dos projetos da Marca Praça da Fruta que foi lançada no passado sábado. Trata-se de um projeto do Orçamento Participativo 2013 da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, executado pela CoopCASA - Cooperativa para a Ação Social e Artística, fundada a 20 de janeiro de 2014. Alexandre Cunha, responsável pela criação da Marca “Praça da Fruta”, disse que o peso simbólico do mercado reúne todas as características para se tornar uma “marca identitária e comercial que valorize e potencie o mercado diário e a produção agrícola local e regional”. “Com a renovação da imagem de um dos ícones do centro histórico da cidade procurámos reafirmar e diferenciar a identidade coletiva do mercado contribuindo para o desenvolvimento socio económico da região”, adiantou.
Lançamento dos projetos Marca Praça da Fruta e Praça vai à Casa

A criação do site pretende não só divulgar a variedade de produtos disponíveis na Praça como a história dos seus vendedores e os produtos da época.

O site, que já está online (www.pracadafruta.pt), continua em construção e disponibiliza toda a informação relativa à história do mercado, mapa interativo, e horários de funcionamento da Praça da Fruta e ainda os eventos culturais que vão decorrer na praça.

Vão ser criados vários objetos com o logotipo da marca Praça da Fruta, como sacos promocionais, autocolantes, imanes, aventais e outros brindes para ajudar a divulgar os produtos da praça. “Nós temos feito vários contatos com os vendedores para saber a opinião deles, e temos tido uma adesão muito positiva. Quase todos eles querem participar e dar informações para o site”, explicou o responsável.

Para a criação do logotipo foi criado o concurso de identidade gráfica Marca Praça da Fruta, que foi o ponto de partida do projeto. Houve a participação de noventa e duas propostas nacionais e internacionais, e três foram selecionadas por um júri que depois escolheu o design vencedor.

Este projeto foi aprovado no orçamento participativo de 2013 e ganhou uma verba de 29 mil euros.

“Praça à Casa”

Ao projeto Marca Praça da Fruta juntou-se a iniciativa “Praça à Casa”, que é um serviço de distribuição dos produtos da Praça da Fruta a casa dos residentes na cidade das Caldas, de bicicleta. “A entrega será uma vez por semana para que as pessoas ao meio da semana recebam os produtos e não se deslocarem à grande superfície, e ao sábado continuem a ir ao mercado”, explicou Palmela Pedroso, uma das responsáveis por este projeto que faz parte da CoopCASA.

Este projeto ganhou uma bolsa de cinco mil euros no âmbito das Bolsas Es Jovem/Nos Alive, iniciativa conjunta da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e da Everything Is New, com o intuito de premiar e valorizar jovens em fase de criação de projetos na área da Economia Social. Como este projeto tem características comuns ao da Marca da Praça da Fruta, a Câmara das Caldas sugeriu que unissem os dois projetos. As pessoas poderão fazer a encomenda através do site ou por telefone.

Estes projetos foram apresentados no sábado no Centro de Promoção e Divulgação de Produtos Regionais.

O vice-presidente da Câmara das Caldas, Hugo Oliveira, destacou que no orçamento participativo “por vezes os projetos demoram mais do que nós queríamos, mas mais vale fazer com calma e fazer como deve ser do que as coisas não correrem bem”.

“Isto é a vitória do orçamento participativo e também da Praça da Fruta”, sublinhou o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira. Para o autarca a requalificação do mercado permite que agora se façam projetos novos para a promoção do mesmo e que vai dignificar todo o comércio tradicional das Caldas.

Estas iniciativas foram lançadas com um peddy paper, que decorreu no sábado, na Praça da Fruta, com o tema dos produtos do mercado. Foi também neste dia inaugurada a exposição do concurso Identidade Gráfica Marca Praça da Fruta e decorreu a atribuição simbólica do 1º prémio e menções honrosas.

O programa terminou com a degustação de produtos da Praça da Fruta.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1