Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

CDU “preocupadíssima” com situação do Hospital Termal

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ana Rita Carvalhais, cabeça de lista pelo círculo de Leiria da CDU às eleições legislativas de 2015, acompanhada por Vítor Fernandes e José Carlos Faria, da comissão concelhia local, reuniram-se na passada segunda-feira, nas Caldas da Rainha, com o vogal executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Miguel  Carpinteiro, tendo saído do encontro “mais preocupados com a situação do Hospital Termal”.
Elementos da CDU reuniram-se com o vogal executivo do Conselho de Administração do CHO, Miguel  Carpinteiro

Os comunistas, que estão contra a concessão do Hospital Termal à Câmara das Caldas, põem em causa a transferência do património se houver uma mudança de Governo nas eleições legislativas que se irão realizar a 4 de outubro. “O dr. Miguel Carpinteiro disse que a transferência está em fase de ultimação, mas o primeiro-ministro há quinze dias disse que não sabia quando é que a concessão iria ser efetuada e duvido que seja feita antes das eleições”, disse José Carlos Faria. “A posição do PS relativamente ao Hospital Termal é muito contraditória, os primeiros passos no caminho da privatização foram dados pelo dr. Correia Campos no Ministério da Saúde e isto vai ao arrepio de outras medidas que dentro do PS existiam, como nos tempos da dr. Maria de Belém, que defendia uma fundação pública”, apontou o elemento da CDU.

José Carlos Faria revelou ainda que Miguel Carpinteiro disse que o orçamento do Hospital Termal “não representaria uma parte significativa do orçamento do CHO e que o encerramento e não investimento no mesmo é uma questão política”.

Vítor Fernandes saiu indignado da reunião, sublinhando que “embora a gestão ainda seja do CHO, estão à espera da concessão para a Câmara Municipal e divorciaram-se por completo daquilo que se vai passando no Hospital Termal”. Acusou ainda o CHO de ir ao Hospital Termal tirar equipamento que necessita para colocar no hospital das Caldas, degradando ainda mais o edifício.

O deputado da CDU na Assembleia Municipal das Caldas diz que continua a defender que o Hospital Termal seja integrado no Serviço Nacional de Saúde, “mesmo admitindo a hipótese da Câmara ter uma colaboração, deveria ser uma parceria com o Ministério da Saúde”. “Nas mãos da autarquia com que meios vão gerir o Hospital Termal?”, questionou Vítor Fernandes. “A Câmara não tem vocação, não tem pessoal especializado e tem que recorrer a um parceiro e é evidente que nenhum privado com a situação que isto está vai pegar nisto porque é preciso investir milhões”, disse o comunista. “O objetivo é a que autarquia recorra aos fundos comunitários, faça a obra e depois apareçam os privados”, adiantou.

A candidata Ana Rita Carvalhais disse que a visita às Caldas teve como objetivo saber em que ponto de situação está o Hospital Termal, revelando que Miguel Carpinteiro a deixou muito preocupada porque tudo indica que “o caminho será a privatização”. Se for eleita garante que vai levar a questão à Assembleia da República porque “nada é irreversível”.

Miguel Carpinteiro substituiu o presidente do Conselho de Administração, Carlos Sá, que está de férias. No final da reunião fizeram uma visita ao interior do Hospital Termal na qual a comunicação social não foi autorizada a acompanhar pelo vogalexecutivo doconselho de administração do CHO.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga