Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Corrida de burros animou Ferrel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição de mais de meio século da corrida de burros em Ferrel, Peniche, reuniu 25 concorrentes, três dos quais mulheres. O evento, realizado no passado sábado, com muito humor, inserido nos festejos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Ferrel, atraiu centenas de visitantes à localidade, numa homenagem ao papel que os animais desempenharam na atividade económica da vila.
Ivan Ferreira foi o vencedor

Várias peripécias e momentos hilariantes marcaram esta iniciativa, que surgiu com a intenção de valorizar um dos maiores recursos da localidade, conhecida como a terra dos burros, dado o elevado número de animais que ali existiam e auxiliavam na agricultura e no transporte de pessoas e bens. Hoje é considerada “uma espécie em vias de extinção”, uma vez que os agricultores foram-se desfazendo deles quando compraram tratores.

Segundo Marco Figueira, da organização, o burro “era um animal muito útil há uns anos, mas com o evoluir dos tempos a máquina veio substituir o animal. Ainda assim dez participantes tinham burros locais e tivemos de contratar os outros”.

Em disputa estavam prémios pecuniários (cem euros para o primeiro lugar), entre outras ofertas, como vales em carne num talho. Uns em passo de corrida, outros quase de passeio, os concorrentes lá foram dando várias voltas em redor da capela de Ferrel, espaço transformado em burródromo. Aos participantes foram dadas regras expressas para não esforçarem demasiado os animais. Quem infringisse era desclassificado.

Ivan Ferreira, de 21 anos, de Ferrel, vencedor da corrida, relatou que “desde infância que corro pela tradição da terra”. “Foi uma semana de treino, nada de quedas, um coice de vez em quando e muita força da vontade”, gracejou.

Rui Martins, de 27 anos, da Lourinhã, participou pela quarta vez e ficou em terceiro lugar. “O que interessa é divertirmo-nos. Houve uma queda aparatosa mas está tudo bem, faz parte”, contou.

Joana Carmo, de 31 anos, de Alcobaça, tinha um burro e resolveu participar, chegando até à final. Comentou que “foi muito giro”. “É completamente diferente do que montar a cavalo, porque os burros são mais teimosos”, fez notar.

José João, de 56 anos, de Alenquer, concorre desde há 18 anos. “Há quedas, dores nas pernas mas gosto disto. Este ano o burro era mole, como o atleta”, brincou.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga