Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
13° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
13° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Corrida de burros animou Ferrel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição de mais de meio século da corrida de burros em Ferrel, Peniche, reuniu 25 concorrentes, três dos quais mulheres. O evento, realizado no passado sábado, com muito humor, inserido nos festejos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Ferrel, atraiu centenas de visitantes à localidade, numa homenagem ao papel que os animais desempenharam na atividade económica da vila.
Ivan Ferreira foi o vencedor

Várias peripécias e momentos hilariantes marcaram esta iniciativa, que surgiu com a intenção de valorizar um dos maiores recursos da localidade, conhecida como a terra dos burros, dado o elevado número de animais que ali existiam e auxiliavam na agricultura e no transporte de pessoas e bens. Hoje é considerada “uma espécie em vias de extinção”, uma vez que os agricultores foram-se desfazendo deles quando compraram tratores.

Segundo Marco Figueira, da organização, o burro “era um animal muito útil há uns anos, mas com o evoluir dos tempos a máquina veio substituir o animal. Ainda assim dez participantes tinham burros locais e tivemos de contratar os outros”.

Em disputa estavam prémios pecuniários (cem euros para o primeiro lugar), entre outras ofertas, como vales em carne num talho. Uns em passo de corrida, outros quase de passeio, os concorrentes lá foram dando várias voltas em redor da capela de Ferrel, espaço transformado em burródromo. Aos participantes foram dadas regras expressas para não esforçarem demasiado os animais. Quem infringisse era desclassificado.

Ivan Ferreira, de 21 anos, de Ferrel, vencedor da corrida, relatou que “desde infância que corro pela tradição da terra”. “Foi uma semana de treino, nada de quedas, um coice de vez em quando e muita força da vontade”, gracejou.

Rui Martins, de 27 anos, da Lourinhã, participou pela quarta vez e ficou em terceiro lugar. “O que interessa é divertirmo-nos. Houve uma queda aparatosa mas está tudo bem, faz parte”, contou.

Joana Carmo, de 31 anos, de Alcobaça, tinha um burro e resolveu participar, chegando até à final. Comentou que “foi muito giro”. “É completamente diferente do que montar a cavalo, porque os burros são mais teimosos”, fez notar.

José João, de 56 anos, de Alenquer, concorre desde há 18 anos. “Há quedas, dores nas pernas mas gosto disto. Este ano o burro era mole, como o atleta”, brincou.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVD com duas vitórias na Liga de Clubes

O MVD esteve presente no passado dia 26 na 1.ª Jornada Concentrada da Liga de Clubes da 2ª Divisão em badminton, que se realizou em Espinho. O clube caldense fez-se representar pelos atletas Beatriz Sacramento, Catarina Marques, Diogo Daniel, Francisco Daniel,...

badminton

Alex Pinto venceu Taça da Liga em futsal feminino

Chegado ao futsal feminino do Sport Lisboa e Benfica em novembro do ano passado para treinar a equipa principal, Alex Pinto (Alexandre Pinto), desde a juventude residente em Tornada, nas Caldas da Rainha, venceu há dias a Taça da Liga. A equipa pentacampeã nacional...

Semana dos Afetos

O município de Peniche está a promover até ao dia 11 de fevereiro a Semana dos Afetos de Peniche, um compromisso com a Unidade de Saúde Pública Oeste Norte, no âmbito do Movimento Cidade dos Afetos, e que tem como objetivo assinalar a importância dos afetos para a...