Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Corrida de burros animou Ferrel

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradição de mais de meio século da corrida de burros em Ferrel, Peniche, reuniu 25 concorrentes, três dos quais mulheres. O evento, realizado no passado sábado, com muito humor, inserido nos festejos de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Ferrel, atraiu centenas de visitantes à localidade, numa homenagem ao papel que os animais desempenharam na atividade económica da vila.
Ivan Ferreira foi o vencedor

Várias peripécias e momentos hilariantes marcaram esta iniciativa, que surgiu com a intenção de valorizar um dos maiores recursos da localidade, conhecida como a terra dos burros, dado o elevado número de animais que ali existiam e auxiliavam na agricultura e no transporte de pessoas e bens. Hoje é considerada “uma espécie em vias de extinção”, uma vez que os agricultores foram-se desfazendo deles quando compraram tratores.

Segundo Marco Figueira, da organização, o burro “era um animal muito útil há uns anos, mas com o evoluir dos tempos a máquina veio substituir o animal. Ainda assim dez participantes tinham burros locais e tivemos de contratar os outros”.

Em disputa estavam prémios pecuniários (cem euros para o primeiro lugar), entre outras ofertas, como vales em carne num talho. Uns em passo de corrida, outros quase de passeio, os concorrentes lá foram dando várias voltas em redor da capela de Ferrel, espaço transformado em burródromo. Aos participantes foram dadas regras expressas para não esforçarem demasiado os animais. Quem infringisse era desclassificado.

Ivan Ferreira, de 21 anos, de Ferrel, vencedor da corrida, relatou que “desde infância que corro pela tradição da terra”. “Foi uma semana de treino, nada de quedas, um coice de vez em quando e muita força da vontade”, gracejou.

Rui Martins, de 27 anos, da Lourinhã, participou pela quarta vez e ficou em terceiro lugar. “O que interessa é divertirmo-nos. Houve uma queda aparatosa mas está tudo bem, faz parte”, contou.

Joana Carmo, de 31 anos, de Alcobaça, tinha um burro e resolveu participar, chegando até à final. Comentou que “foi muito giro”. “É completamente diferente do que montar a cavalo, porque os burros são mais teimosos”, fez notar.

José João, de 56 anos, de Alenquer, concorre desde há 18 anos. “Há quedas, dores nas pernas mas gosto disto. Este ano o burro era mole, como o atleta”, brincou.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto