Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C

Limites à pesca de sardinha em 2016 preocupam Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré pediu a reavaliação do estudo divulgado pelo Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES, na sigla inglesa), em que se recomenda que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas ibéricas se limitem às 1.587 toneladas no próximo ano.
Captura limitada a menos de 1,6 mil toneladas (foto CMN/Vestrelinha)

Os valores são considerados insuficientes, pois trata-se de um décimo do permitido este ano (16.000 toneladas), e que já tinha sido considerado escasso pelos pescadores.

Numa proposta a enviar ao Ministério da Agricultura e do Mar, que foi aprovada em reunião de Câmara, o executivo considera que “está colocado um grande problema ao setor pela redução drástica do volume de capturas e pelos períodos de paragem que afetam os armadores, e principalmente os pescadores”, que se vêm impedidos de retirar rendimentos do mar.

A autarquia recorda os “esforços assegurados por armadores e pescadores decorrentes da implementação do Plano de Ação da Pesca da Sardinha (2012-2015), com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do recurso”, assim como a realidade e as dificuldades dos profissionais deste setor, que são “contrárias à propaganda que o Governo faz em relação à economia do mar”.

No documento, a Câmara solicita a “reavaliação dos dados que fundamentam a recomendação de redução das capturas da sardinha; a necessidade de informação e esclarecimento de pescadores e armadores, com todos os estudos e relatórios que fundamentam as drásticas reduções fixadas para as quotas de captura; a necessidade da Comissão de Acompanhamento da Sardinha incluir os profissionais do setor; agilização rápida do Fundo Europeu de Assuntos Marítimos e das Pescas, bem como condições de igualdade de acesso aos recursos de pesca, em particular nos stocks de sardinha, dos armadores e pescadores portugueses”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas