Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Sons de piano enchem vila de Óbidos em semana internacional

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os sons de piano estão a ser ouvidos entre as muralhas do castelo de Óbidos, de 1 a 13 de agosto, numa iniciativa dedicada a este instrumento com pianistas de renome internacional.
Professores conceituados dão aulas

Para além de concertos há aulas que juntam três dezenas de estudantes de onze países.

Estudantes de piano ou mesmo já profissionais utilizam os doze pianos espalhados pela vila para aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Para além do nível dos professores, o cenário no castelo cria o ambiente ideal para a 20ª Semana Internacional do Piano de Óbidos.

Jaqueline Leung, aluna chinesa que é pianista profissional, de 32 anos, contou que “queria achar inspiração e o que me atrai ao evento é que encontro muitas pessoas com quem posso falar de música e aprender diferentes estilos e especialidades. Nunca tinha vindo a Portugal e foi uma oportunidade. Óbidos é mágico, não há nada assim em Hong-Kong, de onde sou e onde as cidades são mais novas. Este é um local histórico”.

Aleix Mañosas, aluno espanhol, que também é pianista profissional, de 31 anos, considerou os professores “muito bons”, o que se reflete na aprendizagem. “Vou aprender bastante. É a quinta vez que venho. Óbidos é um local muito tranquilo”, manifestou.

Bernardo Santos, aluno português, de 20 anos, elogiou “a qualidade do ensino”, apontando ser “importante para o currículo ter masterclasses com bons professores e pianistas, grandes nomes internacionais do piano”.

Sílvia Gusmão, da organização, referiu que havia cinco pianos de cauda para preparação dos concertos e sete pianos de estudo. “O mais especial é o nível excelente dos professores e a sua diversidade, a trabalharem ao mesmo tempo”, destacou.

A música de piano encheu por completo o burgo medieval de Óbidos. “Quando andamos pelas ruas de Óbidos temos a impressão que por todo lado se deve ouvir piano, por causa das aulas ou porque os estudantes estão a praticar, e à noite há os concertos”, indicou a professora Manuela Gouveia.

Este ano a Comissão Europeia incluiu o evento na lista dos festivais europeus de qualidade. Houve espetáculos com o Grupo Vocal Olisipo, Paul Badura-Skoda, Manuela Gouveia, Luiz de Moura Castro, Bridget de Moura Castro, Boris Berman, Jun Kanno, Pedro Canavarro, Josep Colom, Artur Pizarro, antigos participantes como Teresa Palma Pereira, André Piolanti, Marta Meneses e Inês Andrade, e os laureados Prémio Antena 2 no ano passado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf