Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C

Sons de piano enchem vila de Óbidos em semana internacional

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os sons de piano estão a ser ouvidos entre as muralhas do castelo de Óbidos, de 1 a 13 de agosto, numa iniciativa dedicada a este instrumento com pianistas de renome internacional.
Professores conceituados dão aulas

Para além de concertos há aulas que juntam três dezenas de estudantes de onze países.

Estudantes de piano ou mesmo já profissionais utilizam os doze pianos espalhados pela vila para aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Para além do nível dos professores, o cenário no castelo cria o ambiente ideal para a 20ª Semana Internacional do Piano de Óbidos.

Jaqueline Leung, aluna chinesa que é pianista profissional, de 32 anos, contou que “queria achar inspiração e o que me atrai ao evento é que encontro muitas pessoas com quem posso falar de música e aprender diferentes estilos e especialidades. Nunca tinha vindo a Portugal e foi uma oportunidade. Óbidos é mágico, não há nada assim em Hong-Kong, de onde sou e onde as cidades são mais novas. Este é um local histórico”.

Aleix Mañosas, aluno espanhol, que também é pianista profissional, de 31 anos, considerou os professores “muito bons”, o que se reflete na aprendizagem. “Vou aprender bastante. É a quinta vez que venho. Óbidos é um local muito tranquilo”, manifestou.

Bernardo Santos, aluno português, de 20 anos, elogiou “a qualidade do ensino”, apontando ser “importante para o currículo ter masterclasses com bons professores e pianistas, grandes nomes internacionais do piano”.

Sílvia Gusmão, da organização, referiu que havia cinco pianos de cauda para preparação dos concertos e sete pianos de estudo. “O mais especial é o nível excelente dos professores e a sua diversidade, a trabalharem ao mesmo tempo”, destacou.

A música de piano encheu por completo o burgo medieval de Óbidos. “Quando andamos pelas ruas de Óbidos temos a impressão que por todo lado se deve ouvir piano, por causa das aulas ou porque os estudantes estão a praticar, e à noite há os concertos”, indicou a professora Manuela Gouveia.

Este ano a Comissão Europeia incluiu o evento na lista dos festivais europeus de qualidade. Houve espetáculos com o Grupo Vocal Olisipo, Paul Badura-Skoda, Manuela Gouveia, Luiz de Moura Castro, Bridget de Moura Castro, Boris Berman, Jun Kanno, Pedro Canavarro, Josep Colom, Artur Pizarro, antigos participantes como Teresa Palma Pereira, André Piolanti, Marta Meneses e Inês Andrade, e os laureados Prémio Antena 2 no ano passado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praça e estátua para surfista falecido

O surfista brasileiro Márcio Freire, que faleceu nas ondas da Praia do Norte, na Nazaré, poderá vir a ter o seu nome associado a uma praça a construir em Salvador, na Baía, onde nasceu, para além de uma estátua em sua homenagem, segundo uma proposta feita pelo vereador Paulo Magalhães Jr na Câmara Municipal de Salvador.

Famões voltou a rezar a tradicional novena

Como acontece há mais de um século, a população da aldeia de Famões, no concelho do Bombarral, voltou a reunir-se na capela da localidade para rezar a novena, cerimónia religiosa que ocorre durante nove dias antes da realização da festa em honra de Nossa Senhora da...

novena

Peão Cavalgante/Arneirense perde com Mata de Benfica B

No dia 4 de fevereiro realizou-se a segunda ronda do Campeonato Nacional de Equipas da 3ª Divisão série D em xadrez. A Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, perdeu em casa, por 1-3, com a equipa B da Mata de Benfica. Esta competição é jogada...

mata