Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Sons de piano enchem vila de Óbidos em semana internacional

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os sons de piano estão a ser ouvidos entre as muralhas do castelo de Óbidos, de 1 a 13 de agosto, numa iniciativa dedicada a este instrumento com pianistas de renome internacional.
Professores conceituados dão aulas

Para além de concertos há aulas que juntam três dezenas de estudantes de onze países.

Estudantes de piano ou mesmo já profissionais utilizam os doze pianos espalhados pela vila para aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Para além do nível dos professores, o cenário no castelo cria o ambiente ideal para a 20ª Semana Internacional do Piano de Óbidos.

Jaqueline Leung, aluna chinesa que é pianista profissional, de 32 anos, contou que “queria achar inspiração e o que me atrai ao evento é que encontro muitas pessoas com quem posso falar de música e aprender diferentes estilos e especialidades. Nunca tinha vindo a Portugal e foi uma oportunidade. Óbidos é mágico, não há nada assim em Hong-Kong, de onde sou e onde as cidades são mais novas. Este é um local histórico”.

Aleix Mañosas, aluno espanhol, que também é pianista profissional, de 31 anos, considerou os professores “muito bons”, o que se reflete na aprendizagem. “Vou aprender bastante. É a quinta vez que venho. Óbidos é um local muito tranquilo”, manifestou.

Bernardo Santos, aluno português, de 20 anos, elogiou “a qualidade do ensino”, apontando ser “importante para o currículo ter masterclasses com bons professores e pianistas, grandes nomes internacionais do piano”.

Sílvia Gusmão, da organização, referiu que havia cinco pianos de cauda para preparação dos concertos e sete pianos de estudo. “O mais especial é o nível excelente dos professores e a sua diversidade, a trabalharem ao mesmo tempo”, destacou.

A música de piano encheu por completo o burgo medieval de Óbidos. “Quando andamos pelas ruas de Óbidos temos a impressão que por todo lado se deve ouvir piano, por causa das aulas ou porque os estudantes estão a praticar, e à noite há os concertos”, indicou a professora Manuela Gouveia.

Este ano a Comissão Europeia incluiu o evento na lista dos festivais europeus de qualidade. Houve espetáculos com o Grupo Vocal Olisipo, Paul Badura-Skoda, Manuela Gouveia, Luiz de Moura Castro, Bridget de Moura Castro, Boris Berman, Jun Kanno, Pedro Canavarro, Josep Colom, Artur Pizarro, antigos participantes como Teresa Palma Pereira, André Piolanti, Marta Meneses e Inês Andrade, e os laureados Prémio Antena 2 no ano passado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.