Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Mercado Medieval de Óbidos deu 30% de lucro à autarquia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais visitantes trajados à época e maior número de turistas estrangeiros, para além de trinta por cento de lucro sobre o investimento de cerca de 200 mil euros, tornam a 14ª edição do Mercado Medieval de Óbidos, que terminou no passado domingo, uma iniciativa que a organização considera ter sido “bem sucedida”.
O evento esteve sempre animado

Não avançando com o número de visitantes, mas que se estima tenham sido “várias dezenas de milhares”, Ricardo Ribeiro, responsável pela Óbidos Criativa, empresa municipal que organizou o evento ao longo de 16 dias, revelou ao JORNAL DAS CALDAS que “chegou a três dias o número de estadias em alojamentos em Óbidos de turistas estrangeiros, sobretudo brasileiros, russos, franceses, ingleses e espanhóis, quando a média no concelho costuma ser 1,4”, um indicador que o deixa “bastante satisfeito”.

“Há famílias que nos disseram que tiraram férias nesta altura para virem ao Mercado Medieval e fizemos durante o evento um inquérito de satisfação, recolhendo impressões de que as pessoas sentiram-se a recuar no tempo, ao andarem trajadas e participarem nos cortejos, a par dos cenários criados”, disse Ricardo Ribeiro.

“Há vários eventos medievais em Portugal mas este tem uma atmosfera diferente, mais intensa e envolvente, criando até sensações pelos sons e cheiros, que podem ir desde a aventura à ansiedade”, referiu.

Sobre os lucros, o responsável indicou que as coletividades do concelho que participaram com bancas gastronómicas “já tinham faturado a meio do evento mais do que no final da edição do ano passado” e as receitas não só pagaram o investimento como deram “trinta por cento de lucro”.

Iniciado a 16 de julho, o Mercado Medieval, aberto de quinta a domingo, teve como tema “Óbidos, Casa de Rainhas”, procurando recordar os seus tempos mais áureos do burgo, vividos sob a administração das rainhas D. Urraca, D. Isabel, D. Leonor Teles e D. Leonor de Lencastre.

Entre as muralhas do castelo e em seu redor fizeram sentir-se antigos aromas e sabores, com manjares de outras épocas e animação em que

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf