Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Funcionário de banco nas Caldas desviou 200 mil euros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O funcionário de um banco nas Caldas da Rainha foi detido na semana passada pela Polícia Judiciária por suspeitas de se apoderar de dinheiro das contas de clientes que geria, desviando cerca de 200 mil euros.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, anunciou que o homem, com 30 anos, “exercia funções de gestor de conta em delegação de instituição bancária”, que não especifica qual, mas segundo o jornal Correio da Manhã trata-se do extinto Banco Espírito Santo. “Procedeu a movimentações a débito sem conhecimento nem autorização dos titulares das contas, no período compreendido entre o final dos meses de março e de abril do ano passado”. As quantias eram “depositadas noutras contas bancárias, tituladas por terceiros das suas relações próximas, para dissimulação da origem ilícita das vantagens obtidas”. Essas pessoas, da sua confiança, entregavam-lhe depois o dinheiro.

Mediante tal conduta o suspeito “obteve enriquecimento ilegítimo de valor consideravelmente elevado”, mas os clientes não foram lesados porque o prejuízo foi assegurado pela entidade bancária, que descobriu a prática ilícita e que “ressarciu os clientes no montante global de aproximadamente 200 mil euros”.

A descoberta da ocorrência aconteceu quando alguns dos clientes de cujas contas foi retirado dinheiro se queixaram ao gestor e este, para esconder o que tinha feito, inventou uma desculpa e foi retirar cerca de 200 mil euros de uma só conta para cobrir o desfalque. Só que a movimentação de uma quantia tão elevada de um só cliente chamou a atenção da administração, que mandou investigar o caso.

O funcionário, alvo de processo disciplinar que culminou em despedimento, foi presente a tribunal por presumível autoria dos crimes de burla qualificada e de branqueamento, ficando em liberdade enquanto decorre o processo, com a medida de coação de termo de identidade e residência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11