Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 27° C
16° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 29° C
16° C
  • Monday 34° C
  • Tuesday 38° C
  • Wednesday 33° C

Funcionário de banco nas Caldas desviou 200 mil euros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O funcionário de um banco nas Caldas da Rainha foi detido na semana passada pela Polícia Judiciária por suspeitas de se apoderar de dinheiro das contas de clientes que geria, desviando cerca de 200 mil euros.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, anunciou que o homem, com 30 anos, “exercia funções de gestor de conta em delegação de instituição bancária”, que não especifica qual, mas segundo o jornal Correio da Manhã trata-se do extinto Banco Espírito Santo. “Procedeu a movimentações a débito sem conhecimento nem autorização dos titulares das contas, no período compreendido entre o final dos meses de março e de abril do ano passado”. As quantias eram “depositadas noutras contas bancárias, tituladas por terceiros das suas relações próximas, para dissimulação da origem ilícita das vantagens obtidas”. Essas pessoas, da sua confiança, entregavam-lhe depois o dinheiro.

Mediante tal conduta o suspeito “obteve enriquecimento ilegítimo de valor consideravelmente elevado”, mas os clientes não foram lesados porque o prejuízo foi assegurado pela entidade bancária, que descobriu a prática ilícita e que “ressarciu os clientes no montante global de aproximadamente 200 mil euros”.

A descoberta da ocorrência aconteceu quando alguns dos clientes de cujas contas foi retirado dinheiro se queixaram ao gestor e este, para esconder o que tinha feito, inventou uma desculpa e foi retirar cerca de 200 mil euros de uma só conta para cobrir o desfalque. Só que a movimentação de uma quantia tão elevada de um só cliente chamou a atenção da administração, que mandou investigar o caso.

O funcionário, alvo de processo disciplinar que culminou em despedimento, foi presente a tribunal por presumível autoria dos crimes de burla qualificada e de branqueamento, ficando em liberdade enquanto decorre o processo, com a medida de coação de termo de identidade e residência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Distribuição de kits de primeiros socorros reforça segurança

O município de Óbidos concretizou a aquisição de 50 kits de primeiros socorros como parte de uma estratégia para melhorar a segurança de utentes e profissionais em espaços municipais. Os equipamentos serão distribuídos por escolas, jardins de infância, atividades de tempos livres (ATL) e outros serviços, visando aumentar a capacidade de resposta a emergências.

kits

“Semana Sénior” com passeios

O Serviço de Ação Social do Município do Cadaval voltou a promover a “Semana Sénior”, que decorreu de 1 a 5 de julho e contou com mais de 250 participantes. Castelo de Vide, Coruche, Lisboa, Nisa e Porto de Mós foram as localidades visitadas nesta edição.

semana

Viola amarantina chega ao CCC

O músico e compositor natural de Vila Real, Rui Fernandes, continua a sua digressão pelo país a apresentar a sua mestria na viola amarantina, instrumento tradicional de cinco ordens de cordas duplas, originário da região de Amarante. No dia 26 de julho, às 21h30, atua em quarteto, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

viola