Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Plenário do Movimento de Resistência à Troika aprova moções

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plenário do Movimento de Resistência à Troika reuniu nas Caldas da Rainha no passado dia 10, tendo sido aprovadas várias moções, uma delas sobre a saúde em Portugal e nas Caldas.

“Tendo em conta a situação que se vive na saúde pública, designadamente nos hospitais (sobretudo nos serviços de urgência de forma mais visível) e nos centros de saúde, ambos cada vez com menos capacidade de resposta, aos problemas da Saúde Pública”, foi decidido exigir “o cumprimento do direito à saúde pública consagrado na Constituição da República”, manifestar “solidariedade com a esmagadora maioria dos profissionais de saúde” e repudiar a “grave situação que, em termos de saúde se vive em Portugal e, muito particularmente, na área do Centro Hospitalar Oeste.

Já uma moção sobre o terrorismo, tendo em conta a gravidade dos acontecimentos ocorridos em França, aprova “o mais vivo repúdio pela barbárie contra as vítimas e o ataque à liberdade de expressão e ao exercício pleno dessa mesma liberdade”. Foi também defendido que em Portugal se exija o cumprimento da liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico, “impedindo a sua concentração, designadamente através de participações múltiplas ou cruzadas”.

Uma moção sobre “a forte possibilidade de despejos em massa” com a aplicação da Lei das Rendas, pede “a suspensão dos despejos com base na situação de ausência de resposta aos procedimentos legais para os inquilinos em situação económica precária” e que o Estado “assuma a sua responsabilidade, através de uma real e eficaz política de habitação social”.

Por último, uma moção sobre problemas da educação, designadamente contra a municipalização do ensino público, exige a garantia de” uma escola pública laica e democrática”, apoiando “a resistência de professores, comunidades, educativas e municípios que levou a que, até agora, não tenha sido celebrado nenhum contrato de transferência de competências para as autarquias”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga