Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Plenário do Movimento de Resistência à Troika aprova moções

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plenário do Movimento de Resistência à Troika reuniu nas Caldas da Rainha no passado dia 10, tendo sido aprovadas várias moções, uma delas sobre a saúde em Portugal e nas Caldas.

“Tendo em conta a situação que se vive na saúde pública, designadamente nos hospitais (sobretudo nos serviços de urgência de forma mais visível) e nos centros de saúde, ambos cada vez com menos capacidade de resposta, aos problemas da Saúde Pública”, foi decidido exigir “o cumprimento do direito à saúde pública consagrado na Constituição da República”, manifestar “solidariedade com a esmagadora maioria dos profissionais de saúde” e repudiar a “grave situação que, em termos de saúde se vive em Portugal e, muito particularmente, na área do Centro Hospitalar Oeste.

Já uma moção sobre o terrorismo, tendo em conta a gravidade dos acontecimentos ocorridos em França, aprova “o mais vivo repúdio pela barbárie contra as vítimas e o ataque à liberdade de expressão e ao exercício pleno dessa mesma liberdade”. Foi também defendido que em Portugal se exija o cumprimento da liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico, “impedindo a sua concentração, designadamente através de participações múltiplas ou cruzadas”.

Uma moção sobre “a forte possibilidade de despejos em massa” com a aplicação da Lei das Rendas, pede “a suspensão dos despejos com base na situação de ausência de resposta aos procedimentos legais para os inquilinos em situação económica precária” e que o Estado “assuma a sua responsabilidade, através de uma real e eficaz política de habitação social”.

Por último, uma moção sobre problemas da educação, designadamente contra a municipalização do ensino público, exige a garantia de” uma escola pública laica e democrática”, apoiando “a resistência de professores, comunidades, educativas e municípios que levou a que, até agora, não tenha sido celebrado nenhum contrato de transferência de competências para as autarquias”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0