Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Início do Ano Pastoral paroquial desafia caldenses à edificação do projeto de Deus

João Polónia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“É um ano certamente muito importante marcado pela proposta que o nosso bispo nos faz a toda a diocese, propondo-nos um sínodo diocesano com o lema ‘o sonho missionário de chegar a todos’. Sínodo, que significa caminho que se faz com, aponta-nos para um grande trabalho em comunidade. É necessário também encontrarmo-nos em tempos de convívio, para conhecermo-nos mais e partilharmos em conjunto”. As palavras são do pároco cónego Joaquim Duarte, durante a Eucaristia vespertina de 4 de outubro, que solenizou a abertura do Ano Pastoral 2014/2015, caracterizando as prioridades dos paroquianos de Caldas da Rainha para um “ano de graça”, de vivência profunda em comunhão, tornando-os úteis no testemunho e no amor ao próximo. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição e perante a comunidade paroquial reunida, o sacerdote na sua homilia disse que o sínodo diocesano, convocado pelo Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente para 2016, começa agora e deve mover já os cristãos a levar a todos a salvação que brota da cruz. Segundo o presbítero, é neste ambiente festivo que a Palavra de Deus há de estimular um ano muito particular de “conversão e regresso a Deus, na Igreja que é santa, apesar do peso do pecado dos seus membros”.
Eucaristia de 4 de outubro, que solenizou a abertura do Ano Pastoral

O padre Joaquim Duarte lembrou os presentes que segundo as últimas estatísticas realizadas na paróquia, só 6% da população existente na cidade, participa na vida comunitária de fé junto dos sacramentos. Preocupado com esta realidade, que “infelizmente” não tem sofrido alterações nos últimos anos, o pároco diz que é urgente reforçar a comunicação através do “testemunho e do exemplo daqueles que são crentes no Senhor”, para dar a conhecer Jesus Cristo vivo e ressuscitado aos restantes “94% de irmãos nossos que Deus ama e quer fazer caminho com todos”. “Para sermos uma vinha que produza mesmo o bom vinho que Jesus deseja, há muito que fazer a todos os níveis, de formação cristã, de idades, de culturas e situações diversas”, frisou o responsável da paróquia caldense, fomentando o valor e a redescoberta da Palavra de Deus que congrega num grande desafio, “para não ficarmos derrotados e iludidos, porque às vezes há muito esse risco em Igreja”.

“Vamos ao Senhor que não cessa de nos mostrar a sua bondade e misericórdia, e na grandeza da profundidade da alegria, pelos sacramentos recebidos, Deus continua a manifesta-nos incessantemente, que nos ama, nos perdoa e nos quer chamar à vivência profunda já, e não apenas só na gloria do céu”, apelou o sacerdote aos católicos da cidade, para uma maior participação na verdadeira alegria e paz em Cristo, capacitados por Ele a serem “comunidade útil para o mundo de hoje”.

Após a celebração, os cristãos juntaram-se num jantar convívio partilhado no Auditório do Centro Paroquial, concretizando a proposta do cónego Joaquim Duarte, que há uma década serve a paróquia caldense, transmitindo a necessidade destes encontros, e de fazer mais e melhor comunidade no aperfeiçoamento da fé e da vida cristã.A ocasião serviu também para os paroquianos conhecerem mais perto o novo vigário paroquial de Caldas e Coto, padre Samuel Pulickal Joseph, recentemente ordenado presbítero na sua terra natal, em Cochim (Índia).

?

João Polónia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas