“Bicicleta Woodcore” é o nome do projeto de Fábio Carrasqueiras, diplomado em Design Industrial da ESAD.CR, vencedor do Prémio Criatividade. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Património Tecnológico, durante a sua formação na ESAD.CR, em que o desafio consistiu em realizar uma bicicleta com a estrutura de madeira. O protótipo virtual, levado a concurso, foi realizado em SolidWorks, e tinha como objetivo misturar a estética vintage com um look avant-garde. O aspeto artesanal contrasta com as bicicletas atuais produzidas em massa, e a dinâmica da sua estrutura curvilínea, em forma de “s”, que lhe garante estabilidade e equilíbrio.
João Mateus, docente da ESAD.CR, recebeu o Prémio Professor. “Este prémio é atribuído pela qualidade global dos trabalhos onde os estudantes indicaram o professor que apoiou o projeto, e, para mim, mais importante que o prémio é o reconhecimento dos alunos pelo nosso trabalho”, refere o docente.
O Prémio Instituição foi atribuído este ano à ESAD.CR, pela qualidade global dos 15 projetos enviados para o concurso Sqédio. “Estes prémios são sempre importantes, fundamentalmente para os estudantes. Além de valorizar os seus portfolios, a qualidade com que os estudantes utilizam as ferramentas digitais 3D, tão importantes e quase indispensáveis no meio industrial, é uma mais-valia que perdurará ao longo das suas carreiras profissionais”, realça João Mateus.
A ESAD.CR, desde o início da sua atividade em 1990, integra nos planos curriculares dos cursos de Design disciplinas específicas de modelação e visualização digital 3D. A inclusão destas tecnologias no processo de design, desenvolvido nas unidades nucleares de Projeto permite a exploração visual de soluções que mais tarde poderão ser testadas por simulação virtual e mesmo produzidas na impressora 3D no laboratório de prototipagem digital da Escola. “Ao longo destes anos tem sido pacífica e natural a coexistência das técnicas consideradas tradicionais e digitais de projeto, o que, de alguma forma, diferencia os estudantes da ESAD.CR pela diversidade de competências que desenvolvem durante a sua aprendizagem”, aponta João Mateus.
O Concurso Sqédio 2014 analisou 34 projetos, 45 estudantes e nove instituições de ensino.
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