Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C

ESAD.CR conquista três prémios em concurso educacional

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) conquistou três prémios no Concurso Educacional Sqédio 2014: o Prémio Criatividade, o Prémio Professor e o Prémio Instituição. Esta competição, dirigida a estudantes de escolas secundárias e superiores, universidades e centros de formação do território nacional, visa distinguir anualmente os melhores projetos digitais, em ambiente 3D, criados com o programa SolidWorks.
Projeto “Bicicleta Woodcore”, de Fábio Carrasqueiras

“Bicicleta Woodcore” é o nome do projeto de Fábio Carrasqueiras, diplomado em Design Industrial da ESAD.CR, vencedor do Prémio Criatividade. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Património Tecnológico, durante a sua formação na ESAD.CR, em que o desafio consistiu em realizar uma bicicleta com a estrutura de madeira. O protótipo virtual, levado a concurso, foi realizado em SolidWorks, e tinha como objetivo misturar a estética vintage com um look avant-garde. O aspeto artesanal contrasta com as bicicletas atuais produzidas em massa, e a dinâmica da sua estrutura curvilínea, em forma de “s”, que lhe garante estabilidade e equilíbrio.

João Mateus, docente da ESAD.CR, recebeu o Prémio Professor. “Este prémio é atribuído pela qualidade global dos trabalhos onde os estudantes indicaram o professor que apoiou o projeto, e, para mim, mais importante que o prémio é o reconhecimento dos alunos pelo nosso trabalho”, refere o docente.

O Prémio Instituição foi atribuído este ano à ESAD.CR, pela qualidade global dos 15 projetos enviados para o concurso Sqédio. “Estes prémios são sempre importantes, fundamentalmente para os estudantes. Além de valorizar os seus portfolios, a qualidade com que os estudantes utilizam as ferramentas digitais 3D, tão importantes e quase indispensáveis no meio industrial, é uma mais-valia que perdurará ao longo das suas carreiras profissionais”, realça João Mateus.

A ESAD.CR, desde o início da sua atividade em 1990, integra nos planos curriculares dos cursos de Design disciplinas específicas de modelação e visualização digital 3D. A inclusão destas tecnologias no processo de design, desenvolvido nas unidades nucleares de Projeto permite a exploração visual de soluções que mais tarde poderão ser testadas por simulação virtual e mesmo produzidas na impressora 3D no laboratório de prototipagem digital da Escola. “Ao longo destes anos tem sido pacífica e natural a coexistência das técnicas consideradas tradicionais e digitais de projeto, o que, de alguma forma, diferencia os estudantes da ESAD.CR pela diversidade de competências que desenvolvem durante a sua aprendizagem”, aponta João Mateus.

O Concurso Sqédio 2014 analisou 34 projetos, 45 estudantes e nove instituições de ensino.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1