Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

A situação no Bloco e a unidade da esquerda

Fernando Rocha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como ativista e fundador do Bloco de Esquerda, nas Caldas da Rainha, no já distante ano de 1999 e ex-deputado municipal, nesta mesma cidade, vejo com muita apreensão o que se está a passar, com as clivagens, ao nível dos seus quadros dirigentes mais destacados. O BE representou para mim e para muitos cidadãos, que se revêm numa esquerda, não dogmática e portadora de um grande desejo de unidade, com princípios e valores não alienáveis, uma grande esperança.

As atuais divergências, no seio do BE, que culminaram com a saída do Fórum Manifesto, que tem atualmente, como principal rosto Ana Drago, constituíram, sem dúvida, um duro golpe, nessa esperança.

Aliás, a imprensa dá conta de outras clivagens, até com incidência no Grupo Parlamentar. Tudo isto é grave, como é grave o silêncio da Direção perante este quadro de desagregação.

Se tudo isto é lamentável para a unidade da esquerda, que cai em cima de uma situação idêntica, que se vive no PS, penso, todavia, que é natural que estas clivagens estejam a ocorrer, uma vez que a esquerda, no seu conjunto, tem sido incapaz de se entender, para dar uma resposta concertada, alternativa, à direita, que mesmo desacreditada, vai segurando as rédeas do poder, por força da falta de um verdadeiro projeto alternativo de esquerda.

Ora, tendo em conta essa falta de uma resposta, penso, que embora esta seja uma via dolorosa para todos os verdadeiros democratas progressistas, poderá ser um caminho, que a prazo, abra uma nova janela de esperança, para essa mesma necessária e eficaz resposta, aos desmandos desta direita.

Por isso mesmo penso, que nós, ativistas mais empenhados, devemos aguardar com alguma serenidade o evoluir deste processo, embora procuremos lutar por uma nova postura, que em unidade, constitua a construção de uma alternativa, à direita, que Cavaco sustenta, traindo o 25 de Abril e violando, grosseiramente a Constituição. É tempo, pois, de exigir aos principais responsáveis políticos, de esquerda, um caminho de debate fraterno e não fratricida, tendo em vista a criação dessa mesma alternativa.

Fernando Rocha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de “Sopas e não Só”

A VII edição do ‘Festival de Sopas e Não Só’ vai decorrer nos dias 11 e 12 de maio, nas antigas instalações do Lar de Santa Maria, em Peniche, com entrada livre.

sopas

Nadadouro homenageia lavadeiras em novo espaço verde

A estátua de uma lavadeira, da autoria de José Carlos Almeida, colocada no novo espaço verde do Nadadouro, inaugurado no passado sábado, pretende homenagear as mulheres que durante anos se dedicaram a esta profissão naquela freguesia.

lavadeirasnadadouro1

Óbidos Criativa nomeada para o prémio de turismo

A empresa municipal Óbidos Criativa está nomeada para os Prémios Líderes do Turismo 2024, na categoria Creative Brand. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 22 de maio, na 3ª edição da Conferência & Prémios Líderes do Turismo, em Carcavelos. As votações...