Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C

A situação no Bloco e a unidade da esquerda

Fernando Rocha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como ativista e fundador do Bloco de Esquerda, nas Caldas da Rainha, no já distante ano de 1999 e ex-deputado municipal, nesta mesma cidade, vejo com muita apreensão o que se está a passar, com as clivagens, ao nível dos seus quadros dirigentes mais destacados. O BE representou para mim e para muitos cidadãos, que se revêm numa esquerda, não dogmática e portadora de um grande desejo de unidade, com princípios e valores não alienáveis, uma grande esperança.

As atuais divergências, no seio do BE, que culminaram com a saída do Fórum Manifesto, que tem atualmente, como principal rosto Ana Drago, constituíram, sem dúvida, um duro golpe, nessa esperança.

Aliás, a imprensa dá conta de outras clivagens, até com incidência no Grupo Parlamentar. Tudo isto é grave, como é grave o silêncio da Direção perante este quadro de desagregação.

Se tudo isto é lamentável para a unidade da esquerda, que cai em cima de uma situação idêntica, que se vive no PS, penso, todavia, que é natural que estas clivagens estejam a ocorrer, uma vez que a esquerda, no seu conjunto, tem sido incapaz de se entender, para dar uma resposta concertada, alternativa, à direita, que mesmo desacreditada, vai segurando as rédeas do poder, por força da falta de um verdadeiro projeto alternativo de esquerda.

Ora, tendo em conta essa falta de uma resposta, penso, que embora esta seja uma via dolorosa para todos os verdadeiros democratas progressistas, poderá ser um caminho, que a prazo, abra uma nova janela de esperança, para essa mesma necessária e eficaz resposta, aos desmandos desta direita.

Por isso mesmo penso, que nós, ativistas mais empenhados, devemos aguardar com alguma serenidade o evoluir deste processo, embora procuremos lutar por uma nova postura, que em unidade, constitua a construção de uma alternativa, à direita, que Cavaco sustenta, traindo o 25 de Abril e violando, grosseiramente a Constituição. É tempo, pois, de exigir aos principais responsáveis políticos, de esquerda, um caminho de debate fraterno e não fratricida, tendo em vista a criação dessa mesma alternativa.

Fernando Rocha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00