Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

A situação no Bloco e a unidade da esquerda

Fernando Rocha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como ativista e fundador do Bloco de Esquerda, nas Caldas da Rainha, no já distante ano de 1999 e ex-deputado municipal, nesta mesma cidade, vejo com muita apreensão o que se está a passar, com as clivagens, ao nível dos seus quadros dirigentes mais destacados. O BE representou para mim e para muitos cidadãos, que se revêm numa esquerda, não dogmática e portadora de um grande desejo de unidade, com princípios e valores não alienáveis, uma grande esperança.

As atuais divergências, no seio do BE, que culminaram com a saída do Fórum Manifesto, que tem atualmente, como principal rosto Ana Drago, constituíram, sem dúvida, um duro golpe, nessa esperança.

Aliás, a imprensa dá conta de outras clivagens, até com incidência no Grupo Parlamentar. Tudo isto é grave, como é grave o silêncio da Direção perante este quadro de desagregação.

Se tudo isto é lamentável para a unidade da esquerda, que cai em cima de uma situação idêntica, que se vive no PS, penso, todavia, que é natural que estas clivagens estejam a ocorrer, uma vez que a esquerda, no seu conjunto, tem sido incapaz de se entender, para dar uma resposta concertada, alternativa, à direita, que mesmo desacreditada, vai segurando as rédeas do poder, por força da falta de um verdadeiro projeto alternativo de esquerda.

Ora, tendo em conta essa falta de uma resposta, penso, que embora esta seja uma via dolorosa para todos os verdadeiros democratas progressistas, poderá ser um caminho, que a prazo, abra uma nova janela de esperança, para essa mesma necessária e eficaz resposta, aos desmandos desta direita.

Por isso mesmo penso, que nós, ativistas mais empenhados, devemos aguardar com alguma serenidade o evoluir deste processo, embora procuremos lutar por uma nova postura, que em unidade, constitua a construção de uma alternativa, à direita, que Cavaco sustenta, traindo o 25 de Abril e violando, grosseiramente a Constituição. É tempo, pois, de exigir aos principais responsáveis políticos, de esquerda, um caminho de debate fraterno e não fratricida, tendo em vista a criação dessa mesma alternativa.

Fernando Rocha

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.