Q

Previsão do tempo

  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
14° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C

Câmara de Óbidos contrata empresa para controlar pragas de moscas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nas últimas semanas uma praga de moscas apareceu na zona do Furadouro, em Óbidos, levando a Câmara a anunciar que contratou os serviços de uma empresa de controlo de pragas, pelo período de junho a agosto, que vai assegurar o controlo, assim como fará todo o acompanhamento técnico. Ia também ser submetida a aprovação a contratação de uma empresa de controlo de pragas, pelo período de setembro de 2014 a dezembro de 2015.

“Em dezembro de 2013 ocorreu um aumento muito considerável de moscas na zona do Furadouro, onde existem diversas explorações agrícolas e uma prática intensiva em algumas propriedades, não sendo, por isso, a primeira vez que tal aconteceu, tendo em conta que são fenómenos recorrentes nas áreas rurais. Apesar das várias diligências feitas pelos serviços técnicos, não foi possível apurar, até à data, a origem exata do aumento do número de moscas. Contudo, a autarquia continua a tentar procurar possíveis focos, aproveitando esta oportunidade para apelar a todos para que cumpram as normas sanitárias recomendadas, para que se evitem novos fenómenos”, divulga a Câmara.

Foi ainda realizada uma alteração ao Código de Posturas do Município com novas regras para melhorar a gestão dos espalhamentos e depósitos de matérias orgânicas em terrenos agrícolas ou pecuários. Com esta alteração, o Município de Óbidos pretende “sensibilizar os agricultores para a melhoria das suas práticas e punir aqueles que não as cumprem”.

A Câmara considera que “não se pode imputar as responsabilidades a uma determinada entidade. Enquanto não estiverem determinadas as causas em concreto, consideramos leviano a pronúncia sobre um eventual vazio sanitário, ou a proibição do espalhamento de estrumes em terrenos agrícolas junto ao Complexo Escolar”.

A autarquia responde assim a um comunicado da Comissão Concelhia de Óbidos do PCP, estranhando que os comunistas “não se tenham dirigido à Câmara Municipal de Óbidos para obter esclarecimentos sobre este assunto, optando por vir publicamente criar alarmismo e até suspeitas sobre todas as explorações, não acautelando eventuais riscos de natureza económica e social”.

O comunicado do PCP de Óbidos aponta que “uma praga de moscas voltou a invadir o Complexo Escolar do Furadouro, depois de, já em dezembro passado, isto ter acontecido, sem que a Câmara Municipal tomasse sérias providências para resolver o problema, aproveitando o inverno e as férias escolares para fazer uma desinfestação. Nada foi feito, a primavera surgiu e nova praga aí está, com mais intensidade que a anterior”.

“Os vidros ficam com milhares de moscas, que depois circulam no interior do edifício: salas de aula (onde os alunos não se conseguem manter atentos por terem de estar permanentemente a enxotá-las, chegando alguns a fazerem concursos de “Apanhar Moscas”); no refeitório, onde as sopas e o 2º prato acabam por “ficar enriquecidos” com os insetos e consequentemente têm de ser devolvidos à cozinha, onde também aí são aos milhares…nas bancadas de inox, nos armários, no pavimento, etc…”, descreve o PCP, que responsabiliza a maioria PSD na Câmara “por ter construído a escola perto de um aviário, que provavelmente será a fonte dos insetos, e depois que não tome as providências necessárias para que se evite o aparecimento destas pragas”.

“Porque não tomou a Câmara o mesmo tipo de medidas que adotou para pôr cobro à praga de moscas na vila, determinando um vazio sanitário de junho a setembro passado? Será porque a vila está ali à vista de todos, visitantes nacionais e estrangeiros e aí era preciso atuar com eficácia, não fora a “imagem de marca” ir por água abaixo?”, questionam os comunistas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf